Fundação Maria Luisa e Oscar Americano realizam evento sobre a literatura irlandesa
PublishNews, Redação, 17/06/2024
Com curadoria de Liana Leão ocorre no sábado (22), com Caetano W. Galindo, Beatriz Kopschitz Bastos e Bete Coelho

Neste domingo (16) foi comemorado o Bloomsday – evento internacional que faz uma homenagem à obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, cujo personagem central, Leopold Bloom, caminha por Dublin nesta data. Continuanndo a celebração, neste sábado (22), a partir das 10h30, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (Av. Morumbi, 4077 - São Paulo / SP) vai realizar um encontro sobre literatura irlandesa com convidados referenciais.

Realizado na própria Fundação, o evento literário convida o público para conversas sobre alguns dos grandes autores irlandeses, como James Joyce, William Yeats e Lady Gregory. Na ocasião, também será inaugurada uma exposição sobre literatura irlandesa, que estará aberta para visitação até o final de julho. Os ingressos serão vendidos pelo Sympla.

Com curadoria de Liana Leão, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o encontro sobre literatura irlandesa vai proporcionar um aprofundamento em diferentes aspectos dessas produções, como o teatro irlandês, os desafios da tradução para o Brasil e os mistérios das personagens mulheres de Joyce.

A abertura será conduzida pela vice-coordenadora Núcleo de Estudos Irlandeses da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Beatriz Kopschitz Bastos, que vai traçar o panorama do teatro irlandês, relacionando-o a diferentes momentos da história. A palestra vai abordar desde o chamado Revival, do período colonial, passando pelo teatro de cunho realista e expressionista pós Primeira Guerra de Sean O’Casey e vai chegar às vozes inovadoras de mulheres e minorias étnicas, como as das contemporâneas Deirdre Kinahan e Rosaleen McDonagh.

Após o almoço, a partir das 14h, o escritor Caetano W. Galindo vai explorar as singularidades de Ulysses, de James Joyce, considerado um dos maiores romances do século XX. Como tradutor da obra para o português, Galindo vai expor os problemas específicos que ela apresenta para uma tradução, tendo em vista que a obra é reconhecida por ter reinventado as regras do jogo da narrativa, misturando diferentes gêneros literários e utilizando técnicas como monólogo interior em mais de 700 páginas.

Serviço:
Evento: Vamos falar de... Literatura Irlandesa
Dia 22/06, das 10h30 às 17h, com intervalo para almoço, das 12h às 14h
Ingressos pelo site do Sympla
Meia entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos
Av. Morumbi, 4077 - São Paulo (SP)
Reservas pelo telefone: (11) 37420077

[17/06/2024 10:00:00]