Bloomsday 2023​ em São Paulo terá leituras, performances, palestras e música ao vivo sobre a obra de James Joyce
PublishNews, Redação, 14/06/2023
Programação gratuita dos museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida começa já nesta quinta-feira (15)

James Joyce, autor homenageado anualmente no Bloomsday
James Joyce, autor homenageado anualmente no Bloomsday
Os museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida prepararam uma agenda em comemoração ao Bloomsday 2023 em São Paulo. O evento internacional, que ocorre anualmente no dia 16 de junho, faz uma homenagem à obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, cujo personagem central, Leopold Bloom, caminha por Dublin nesta data. A programação gratuita inclui leituras de trechos do livro, performances e apresentação de músicas tradicionais do país em que nasceu o romancista.

Neste ano, os museus trazem o tema “A volta para casa”, baseado na última parte do livro, chamada “Nostos” — regresso, em grego — com foco no capítulo “Eumeu”, no qual os personagens Leopold Bloom e Stephen Dedalus entram num abrigo de cocheiros para um café, já tarde da noite, durante o caminho até a casa de Bloom — situação em que mentiras e falsas aparências viram centro de conversa e reflexão.

36ª edição do Bloomsday nos museus

Para iniciar a celebração, na quinta-feira, dia 15 de junho, às 19h, a Casa Guilherme de Almeida realiza a palestra Os diferentes níveis de leitura do Ulysses de James Joyce, com Maria Teresa Quirino, cujo doutorado em Letras pelo Departamento de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP teve por tema o romance de Joyce. A atividade destacará as técnicas literárias usadas pelo escritor na composição dessa obra publicada em 1922. Os participantes poderão conhecer a importância cultural e social do livro nas produções modernas, principalmente por apresentar personagens e situações surpreendentes a partir de narrativas que exploram um monólogo interior. Os interessados podem se inscrever neste link.

Na sexta-feira, dia 16 de junho — Dia do Bloom — ocorre no jardim do museu Casa das Rosas, a partir das 19h, o tradicional evento em homenagem ao escritor James Joyce, com abertura de Marcelo Tápia, diretor dos museus, junto ao representante do Consulado da Irlanda em São Paulo.

A partir do tema A volta para casa – “Nostos”, a celebração trará diversas atrações, entre elas: uma performance do professor, tradutor e pesquisador Rodrigo Bravo e da atriz e pesquisadora Vitória Siviero, baseada no canto XVI da Odisseia, obra de Homero que inspirou Joyce na construção de Ulysses; leituras de fragmentos do livro em diversos idiomas; e apresentação de música irlandesa tradicional pela banda Tunas Celtic Band, com a colaboração da dançarina Letícia Pires. Para participar do evento, basta se inscrever pelo site do museu – clique aqui.

BLOOMSDAY 2023 – 36ª edição em São Paulo

Casa Guilherme de Almeida

  • OS DIFERENTES NÍVEIS DE LEITURA DO ULYSSES DE JAMES JOYCE

Com Maria Teresa Quirino

Quinta-feira, 15 de junho, às 19h – on-line, por meio da plataforma Zoom.

Inscrições aqui - Prazo: 14/06

Vagas: 350

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128

Casa das Rosas

  • BLOOMSDAY 2023 – Tema: A volta para casa – “Nostos”

Sexta-feira, 16 de junho, às 19h, presencialmente no jardim da Casa das Rosas

Inscrições aqui – Prazo: 15/06

Vagas: 100

O Bloomsday paulistano é o mais antigo evento literário da cidade e foi criado por Haroldo de Campos e Munira Mutran em 1988, os quais influenciaram a comemoração da data em diversas outras partes do Brasil.

A Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida são museus da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciados pela Poiesis. Fique por dentro da agenda.

[14/06/2023 10:30:00]