Publicidade
Publicidade
O Jogo da Divulgação: quando começa?
PublishNews, Vanessa Passos, 27/02/2024
Seja numa estratégia digital, seja no famoso 'boca a boca', só é possível saber que um livro é bom se as pessoas souberem que ele existe

Posicionamento, antecipação; estratégias de marketing para escritores passam por esses aspectos | © Freepik
Posicionamento, antecipação; estratégias de marketing para escritores passam por esses aspectos | © Freepik
É possível começar uma escada pelo último degrau? Eu e você sabemos que não. Então, por que a maioria dos escritores espera ser lida e vender livros sem subir degrau por degrau na escada do jogo da divulgação? Simplesmente por que o livro é bom? Mas o leitor vai saber se um livro é bom se não lê-lo?

Seja numa estratégia digital, seja no famoso “boca a boca”, só é possível saber que um livro é bom – e aqui não estou falando de “alta ou baixa literatura”, porque acredito que há espaço para a diversidade no mercado editorial – se as pessoas souberem que ele existe.

E então, como fazer essa divulgação para tornar um livro conhecido? Retomo minha coluna no PublishNews em 2024 com uma série de textos sobre O Jogo da Divulgação. Todo jogo precisa ter um start, um início. Neste caso, ele começa pelo posicionamento.

Na era digital em que vivemos, esse posicionamento precisa ser online. E mesmo que haja ações offline, elas precisam ser divulgadas na internet, para impactar um maior número de pessoas.

O uso das redes sociais, portanto, é uma das primeiras ações de posicionamento. Hoje em dia, o Instagram é o novo portfófio, o novo curriculum vitae dos escritores. Além disso, o TikTok tem crescido consideravelmente como a maior influência na indicação de livros para os leitores. Falo por experiência própria. Rodrigo de Lorenzi, conhecido como o moço dos vinhos, um dos maiores Booktokers de literatura, fez um vídeo sobre A filha primitiva, meu romance vencedor do Prêmio Kindle de Literatura, e o livro entrou no ranking da Amazon e permaneceu por semanas (tendo mais de 169 mil visualizações e mais de 3 mil compartilhamentos).

Uma dúvida comum é: como se posicionar mesmo antes de o livro estar publicado? Grande parte dos escritores ainda não publicados se sentem limitados por não ter um livro para publicar, mas o que precisam saber é que o jogo da divulgação começa antes mesmo da publicação, porque antecipação é uma das estratégias mais poderosas de marketing.

Uma estratégia que tem crescido entre os escritores para divulgação de textos, e não necessariamente do livro publicado, é a newsletter. Muitos escritores tem sua newsletter, espaço em que são compartilhado textos, processo criativo, indicações de leitura e lançamentos. Aline Valek, Fabiane Guimarães e Raphael Montes estão entre os escritores que usam essa estratégia.

No jogo da divulgação não vale o 8 nem 80. O 8 é aquele escritor completamente fora das redes sociais e que demoniza o marketing. Já o escritor 80 é aquele que, a cada 10 palavras que usa, 11 é “compre meu livro”. Antes de vender é preciso gerar desejo e relacionamento com sua audiência.

Quer aprofundar este conhecimento? Acompanhe os próximos textos da coluna e a continuação dessa série. E ainda, aproveite a oportunidade de aprendizado e se inscreva no evento O jogo da divulgação.

Serviço:

O jogo da divulgação

Tema: estratégias para sair do anonimato, alcançar leitores e vender seu livro
Evento: inédito, on-line e gratuito
Data: 11 e 12 de março
Horário: às 20h
Local: no YouTube
Inscrição: https://vanessapassosvoz.com/o...

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.

Publicidade
Leia também
Novo filme de Chloé Zhao, com Jessie Buckley e Paul Mescal, é uma adaptação literária de beleza aterradora que dá vida à primeira esposa de William Shakespeare, Agnes, e ao seu filho Hamnet
Peça escrita e dirigida por Nicolas Ahnert, com atuação visceral de Thalles Cabral, tem últimos dias em cartaz em São Paulo
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Livro se aproxima da tradição dos romances de formação tardia, ou seja, histórias de adultos que, em meio ao colapso de certezas, descobrem que crescer não é apenas uma questão de idade
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
O escritor tem autonomia para escrever o livro que está na sua cabeça, no seu desejo.
Nilza Rezende
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar