Publicidade
Publicidade
'Batida só': emoção, fé e corpo
PublishNews, Vanessa Passos, 11/08/2025
Novo romance de Giovana Madalosso é sobre parar (tão difícil hoje no mundo em que vivemos) e, mesmo assim, continuar

Giovana Madalosso, autora de 'Batida só' (Todavia) | © Arquivo pessoal
Giovana Madalosso, autora de 'Batida só' (Todavia) | © Arquivo pessoal
Batida só (Todavia), terceiro romance de Giovana Madalosso, entrega personagens que cativam o leitor. A trama parte de um corpo em colapso para chegar às perguntas que evitamos em silêncio: o que é, afinal, inegociável na vida? Como seguir quando as emoções que nos definem também podem nos matar?

A protagonista, uma jornalista que vive a velocidade e o ruído das grandes cidades, sofre um ataque na rua que desvela algo maior do que o susto, o seu coração carrega uma arritmia grave e imprevisível. A partir desse evento, inicia-se uma jornada não apenas clínica, mas profundamente existencial. A recomendação médica é clara: evitar emoções fortes. Mas quem vive impassível sem também se ausentar de si?

Essa é a tensão visceral que move o romance e que a autora desenvolve com engenhosidade tanto na trama quanto no uso da linguagem (há de se destacar o uso das vírgulas para marcar as batidas do coração da personagem). Em busca de paz, ela se refugia na casa dos avós, na pequena Moenda, sua cidade natal. Entre antidepressivos e tentativas de silenciar o corpo e a alma, ela é surpreendida por Nico, um garoto que entra na casa com um oratório e muda o compasso da narrativa. É filho de Sara, sua amiga de infância, agora mãe solo, religiosa, dona de autoescola e repleta de fé em todas as direções.

A protagonista e Sara parecem construídas em oposição, uma não acredita em nada além da ciência, a outra enxerga sinais em tudo. Mas a vida, que raramente respeita polarizações, costura as duas de volta em uma relação tão incômoda quanto necessária. As discussões entre fé e ceticismo, cuidado e desamparo, o desejo de controle e a imprevisibilidade da existência tornam Batida só um livro que provoca e que acolhe sem simplificar a vida e a condição humana.

Madalosso tem uma habilidade ímpar de tensionar temas espinhosos com afeto e ironia. A escrita é afiada, mas também sensível. As relações entre os personagens nunca caem no maniqueísmo, elas se constroem na ambiguidade, no desconforto, na ternura que nasce da convivência real, imperfeita e cotidiana.

A viagem que os três personagens fazem em busca da cura não é um clímax convencional, mas uma travessia emocional. Cada um leva no corpo uma urgência: a protagonista, o coração em risco; Nico, uma doença difícil; Sara, a fé como salvação. E, no meio disso tudo, o que emerge é a possibilidade de encontrar outro ritmo para viver, aquele que acolhe o sentimento, mesmo quando ele assusta.

Batida só é um romance sobre parar (tão difícil hoje no mundo em que vivemos) e, mesmo assim, continuar. Sobre a impossibilidade de viver anestesiado. Sobre como as conexões humanas nos curam, não apesar das diferenças, mas justamente por causa delas. Um livro que mostra que, quando tudo precisa ser evitado, talvez o que mais salve seja, justamente, o que não se pode controlar: amar, rir, chorar, acreditar. E seguir, mesmo com o peito batendo fora de compasso.

Giovana Madalosso confirma aqui o que já sabíamos: é uma autora magistral. Seus livros, para escritores, são uma aula de criação de personagens, e para leitores, uma experiência profunda sobre a condição humana. A sua obra é um legado para a literatura brasileira contemporânea.

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.

Publicidade
Leia também
'Eu, inútil' é um livro que olha de frente para o impacto psicológico da maternidade narcisista, mas sem reduzir sua personagem à dor
Em 'Engravidei' (Caravana Grupo Editorial)​, Andrea Nunes se lança num mergulho íntimo e corajoso
Estreia de Evelyn Blaut é uma travessia poética pelos escombros do luto, mas também uma cartografia das casas que carregamos dentro
Em novo texto, Vanessa Passos discorre sobre a força do romance de Anna Maria publicado pela Quelônio
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
Livro exerce função essencial no debate ambiental para além das negociações de chefes de Estado
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Todas as sextas-feiras você confere uma tira
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
A literatura é, antes de tudo, uma viagem pessoal.
José Castello
Escritor e crítico literário brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar