Publicidade
Publicidade
Área Indie: romance representativo, entre as fronteiras da história e uma aula de economia
PublishNews, Redação, 31/01/2024
Seção publieditorial do PublishNews traz uma obra autopublicada e novos livros da editora Subsolo e UICLAP

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Nesta edição, são três novidades.

Destaque na publicação de romances PcD (histórias com protagonistas com deficiência), a escritora Diana Scarpine, que possui uma deficiência física, a hemiparesia direita (sequela de paralisia cerebral) utiliza suas vivências e o conhecimento obtido com suas pesquisas acadêmicas para escrever histórias que visam entreter e dar visibilidade às pessoas com deficiência ao abordar questões como o capacitismo, a acessibilidade, o mercado de trabalho e relacionamentos amorosos. Seguindo essa proposta, seu quinto romance, O passado entre nós, é uma história envolvente que instiga o leitor ao tratar da influência do passado sobre o presente.

Ambientado nos estados da Bahia e de São Paulo, O passado entre nós conta a história de Cristiano e Andressa. Ele é um homem entregue à prostituição e às drogas, que não espera mudar de vida até receber uma inusitada proposta. Recuperado, ele volta a sonhar com Amy, seu primeiro amor, mas está casado com Andressa, uma mulher com deficiência física, rica e misteriosa que parece desprezá-lo.

Já a narrativa interdisciplinar presente em Memórias entrelaçadas: o popular e o erudito nos espaços da universidade possibilitou ao autor Antônio de Almeida transitar por entre as fronteiras da história, da literatura e do jornalismo, fundindo memórias, registros de acontecimentos e construção ficcional.

Partindo do ambiente universitário, no início da década de 1990, após descrever os embates travados pelo corpo docente nas lutas em defesa da universidade pública e contra as políticas (anti)educacionais adotadas pelo governo Fernando Collor de Mello, Antônio retroage no tempo para explorar a vida pregressa de algumas das suas personagens, estratagema que lhe possibilita colocar em evidência outros contextos em diferentes temporalidades.

Ao longo de todo o texto, na tessitura das tramas, combinando atitudes, comportamentos e opiniões emitidas pelas personagens, por um lado, com descrição de acontecimentos, ambientes e contextos históricos variados, por outro, o autor revela a complexidade das relações humanas, com suas tensões, paradoxos e ambiguidades.

E Rian Tavares lança seu novo livro pela UICLAP. Não existe almoço grátis - Tudo o que você precisa saber sobre economia para investir e entender o mundo ao seu redor, uma extensão do sucesso de A Renda? É Fixa. O Preço? Não - Aprenda de uma vez por todas sobre o investimento mais famoso do país.

“Não existe almoço grátis” é uma frase que se tornou ditado popular nos anos de 1930, além de muito utilizada por um dos mais renomados economistas de todos os tempos, Milton Friedman, nos anos de 1970. Ela remete ao fato de que nada é verdadeiramente de graça. Sempre há algum tipo de custo ou contrapartida, mesmo que esteja oculta. É exatamente assim que funciona a economia.

Por isso, a ideia do livro e dar as ferramentas básicas para quem tem interesse em entrar no maravilhoso mundo das ciências econômicas e entender o mundo ao seu redor, ou até mesmo para quem investe e procura saber quais são as variáveis que mais influenciam os mercados. Claramente, isso está longe de substituir um curso na área, mas pode, sim, trazer um gostinho de como é.

Clique nos links correspondentes para saber mais sobre as obras.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Mandaçaia, Giostri e Insight
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
As ruas foram tomadas por um público leitor majoritariamente jovem que me deu esperança de um futuro urgente
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Mandaçaia, Giostri e Insight
O narrador é sempre quem manda na narrativa. É difícil a gente falar de um livro sem falar, antes de qualquer coisa, sobre o seu narrador.
Adriana Lisboa
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar