Publicidade
Publicidade
Escritora com deficiência física publica seu quinto romance com representatividade PcD
PublishNews, Redação, 31/01/2024
Diana Scarpine, escritora baiana e doutora em Política Científica e Tecnológica, utiliza suas vivências e conhecimento acadêmico para dar vida a histórias com representatividade PcD

Na atualidade, é cada vez mais importante a representatividade de grupos historicamente excluídos como as pessoas com deficiência. Esta sempre foi uma preocupação da escritora Diana Scarpine, que possui uma deficiência física, a hemiparesia direita (sequela de paralisia cerebral). Apaixonada por livros, ela acredita que a literatura pode contribuir para a visibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência ao permitir que os leitores reflitam sobre a realidade dessas pessoas através dos personagens.

Natural de Jequié (BA), Diana Scarpine começou a escrever aos 13 anos, porque não se sentia representada nos livros que lia e não parou mais. Graduou-se em Ciências Biológicas e fez mestrado em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e doutorou-se em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sempre estudando a deficiência ou temas relacionados a ela.

Destaque na publicação de romances PcD (histórias com protagonistas com deficiência), Diana Scarpine utiliza suas vivências e o conhecimento obtido com suas pesquisas acadêmicas para escrever histórias que visam entreter e dar visibilidade às pessoas com deficiência ao abordar questões como o capacitismo, a acessibilidade, o mercado de trabalho e relacionamentos amorosos. Seguindo essa proposta, seu quinto romance, O passado entre nós, é uma história forte e envolvente que instiga o leitor ao tratar da influência do passado sobre o presente.

Ambientado nos estados da Bahia e de São Paulo, O passado entre nós conta a história de Cristiano e Andressa. Ele é um homem entregue à prostituição e às drogas, que não espera mudar de vida até receber uma inusitada proposta. Recuperado, ele volta a sonhar com Amy, seu primeiro amor, mas está casado com Andressa, uma mulher com deficiência física, rica e misteriosa que parece desprezá-lo.

Embora tenha se casado com Cristiano por vontade própria, Andressa não revela os motivos que a levaram a isso e teme o marido, enquanto ele se sente preso. A indiferença entre eles se quebra quando Cristiano decide ir embora e Andressa lhe implora que fique. Eles se aproximam e percebem que podem se amar, mas o passado está entre ambos: Cristiano deseja reencontrar Amy e Andressa não sabe se conseguirá aceitar alguém com um passado como o dele.

Por que Andressa se casou com Cristiano? Cristiano deve procurar Amy ou se permitir amar Andressa? O amor que começa a nascer entre Cristiano e Andressa sobreviverá ao passado? O que fazer quando o passado se impõe ao presente?

O passado entre nós
Gênero: Romance/drama
Autora: Diana Scarpine
Editora: Autopublicação
Ano: 2023
ISBN: 978-65-00-76028-6
Preço do e-book: R$ 8,99 ou no Kindle Unlimited
Link para compra: https://amzn.to/3suK8ge

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados no Clube de Autores e na Uiclap
Composta por sete livros repletos de ação e aventura, a saga gira em torno de um império autocrático que ameaça tanto a Terra quanto a própria humanidade
2ª edição de 'Somos todos importantes nos caminhos da sustentabilidade' (Clube de Autores), de Maria Rosana Navarro​, chega atualizada e revisada após quase 12 anos
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados pela Aboio e Outono Edições e escritos por Milena Martins Moura e Francirene Gripp de Oliveira
'O Cordeiro e os Pecados dividindo o pão', obra de Milena Martins Moura, aborda a ligação entre o sagrado e o desejo feminino, numa releitura subversiva das figuras femininas míticas arquetípicas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados no Clube de Autores e na Uiclap
Composta por sete livros repletos de ação e aventura, a saga gira em torno de um império autocrático que ameaça tanto a Terra quanto a própria humanidade
2ª edição de 'Somos todos importantes nos caminhos da sustentabilidade' (Clube de Autores), de Maria Rosana Navarro​, chega atualizada e revisada após quase 12 anos
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrevo como se estivesse dormindo e sonhando: as frases desconexas como no sonho. É difícil, estando acordado, sonhar livremente nos meus remotos mistérios.
Clarice Lispector
Escritora brasileira (1920-1977)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar