Publicidade
Publicidade
Desvendando a economia: Além do ditado popular
PublishNews, Redação, 31/01/2024
Em novo livro publicado pela UICLAP, Rian Tavares explica tudo o que você precisa saber sobre economia para investir e entender o mundo ao seu redor

"No Free Lunch" é uma expressão que ecoou desde os anos 1930, ganhando ainda mais relevância nos anos 1970, proferida por um dos grandes economistas, Milton Friedman. Essas palavras ressoam a ideia fundamental de que nada vem verdadeiramente de graça.

É também tema do livro Não existe almoço grátis - Tudo o que você precisa saber sobre economia para investir e entender o mundo ao seu redor, publicado pela UICLAP, como uma extensão do sucesso de A Renda? É Fixa. O Preço? Não - Aprenda de uma vez por todas sobre o investimento mais famoso do país, assinado por Rian Tavares, é mais do que uma obra acadêmica ou ensinamentos sobre renda fixa. É um convite a explorar os meandros da economia, oferecendo um ponto de partida para compreender as complexidades por trás das decisões financeiras e das interações globais.

Com uma bagagem de dez anos no mercado financeiro, certificações CGA e CFP, Rian Tavares não apenas escreveu dois livros, mas também treinou mais de 2 mil assessores em 100 cidades, mostrando seu compromisso com o conhecimento e disseminação do saber econômico.

Além disso, seu espírito de triatleta, com quatro Ironman 70.3 e duas maratonas de 42 km completados, revela a determinação e a busca pela excelência que permeiam todas as suas empreitadas, sejam elas nos livros, nos mercados ou na pista de corrida.

“Não existe almoço grátis” é uma frase que se tornou ditado popular nos anos de 1930, além de muito utilizada por um dos mais renomados economistas de todos os tempos, Milton Friedman, nos anos de 1970. Ela remete ao fato de que nada é verdadeiramente de graça. Sempre há algum tipo de custo ou contrapartida, mesmo que esteja oculta. É exatamente assim que funciona a economia.

Toda ação tem uma reação e nada acontece sem algum tipo de custo ou investimento, seja de energia, de tempo ou dinheiro. A economia é cheia desses trade-offs, cabendo aos agentes racionais (ou nem sempre tão racionais assim) tomar decisões do que priorizar. Mas como nem tudo são flores, como falamos de uma ciência social, naturalmente há margem para discussões acaloradas sobre o que é certo ou errado, com muitos carecendo infelizmente de embasamento teórico em suas argumentações.

Por isso, a ideia do livro e dar as ferramentas básicas para quem tem interesse em entrar no maravilhoso mundo das ciências econômicas e entender o mundo ao seu redor, ou até mesmo para quem investe e procura saber quais são as variáveis que mais influenciam os mercados. Claramente, isso está longe de substituir um curso na área, mas pode, sim, trazer um gostinho de como é.

Não existe almoço grátis
Autor: Rian Tavares
Editora: UICLAP
160 pp
R$ 66,64
Link para compra: https://loja.uiclap.com/titulo...

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
A história acompanha uma zebra que, ao se comparar com os amigos da floresta, passa a enxergar suas listras pretas e brancas como sem graça diante de tantas cores vibrantes
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Em Cuba, quase nenhum livro morre virgem.
Zuleica Romay Guerra
Diretora do Instituto Cubano do Livro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar