Apanhadão da semana: Selo Galera Record faz aniversário de 15 anos
PublishNews, Redação, 26/01/2024
Editora completa 15 anos em momento de crescimento de público infantojuvenil no mercado editorial

Rafaella Machado, editora-executiva do selo Galera © Divulgação
Rafaella Machado, editora-executiva do selo Galera © Divulgação
O selo Galera, do Grupo Editorial Record e focado em literatura infantojuvenil, completou 15 anos e o jornal O Dia entrevistou Rafaella Machado, editora-executiva do selo, para falar mais sobre a "geração de jovens que se tornou adultos leitores". Na entrevista, Machado comentou também sobre a relação do mercado editorial com as redes sociais e a comunidade literária.

A Ilustrada falou sobre a alta hospitalar do autor Paul Auster. O escritor de A invenção da solidão (Companhia das Letras) foi diagnosticado com câncer no final de 2023. O f5, da Folha, repostou uma matéria do New York Times que fala sobre a autora Rosalind Wiseman, do livro Meninas malvadas: como ajudar sua filha a lidar com panelinhas, fofocas, namorados e novas realidades do mundo das garotas, que inspirou os filmes de Meninas malvadas, de 2004 e de 2024. E a Folha também falou sobre a onda de livros que aborda a relação dos escritores com distúrbios de saúde mental.

O Globo conversou com o médico e autor Drauzio Varella, que prepara novo livro sobre suas viagens de pesquisa na Amazônia. Ele detalha que durante as viagens foi feito um trabalho de coleta de plantas utilizadas contra células tumorais. O veículo também falou sobre o aniversário de 80 anos do livro que inspirou o filme 'Nosso lar', e listou curiosidades da obra.

O Valor Econômico falou sobre como é o mercado de livros no Equador, país que vive em meio ao desinteresse pela leitura e o narcotráfico. Em 2021, o Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador realizou uma pesquisa focada em hábitos de leitura pela primeira vez. O resultado da pesquisa mostrou que apenas 5% da população do país declara ter o hábito de ler.

O Estado de S. Paulo falou sobre o 'bookshelf wealth', uma nova tendência do TikTok que livros são associados ao luxo, dentro de uma disposição "agradável" aos olhos.

No Nexo, uma reportagem sobre o livro inédito Casa de folhas (DarkSide), que teve desafios dentro do seu processo de tradução e adaptação para o português.

[26/01/2024 10:00:00]