Apanhadão: Reportagem levanta suspeitas de superfaturamento em compras de livros no Rio de Janeiro
PublishNews, Redação, 22/01/2024
Matéria da TV Globo aponta compra de livros com valores até quatro vezes maiores do que são encontrados na web

© Freepik
© Freepik
Uma reportagem da Globo no Rio de Janeiro levantou suspeitas de superfaturamento em compras de livros por parte da Secretaria de Educação do estado. Segundo a reportagem, o órgão comprou livros com valores até quatro vezes maiores do que são encontrados na web. A Secretaria e a empresa contratada para a distribuição dos livros afirmam que os preços da internet muitas vezes não correspondem às exigências de uma contratação pública, e que os serviços contratados não dizem respeito apenas ao livro físico em si.

Já a revista Piauí utilizou dados da Nielsen divulgados nos últimos meses para desenhar um quadro da venda de livros no país, diagnosticando as quedas do setor como um todo após um boom na pandemia.

No podcast Ilustríssima Conversa, da Folha de S. Paulo, o repórter Eduardo Sombini conversou com Christian Dunker para falar sobre o diálogo da psicanálise com os seus críticos. Sobre o assunto, Dunker lançou recentemente o livro Ciência pouca é bobagem: Por que a psicanálise não é pseudociência (Ubu), com Gilson Iannini. A Folha também entrevistou a filósofa belga Isabelle Stengers, que está lançando no Brasil o livro Uma outra ciência é possível (Bazar do Tempo).

Já o Estadão falou com o cientista Neil DeGrasse Tyson, cujo Mensageiro das estrelas: Perspectivas cósmicas sobre a civilização está saindo no Brasil pela Record. O jornal também abordou algumas das discussões sobre livros que ocorreram no BBB ao longo da semana.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, traz uma entrevista com o poeta e pensador Edimilson de Almeida Pereira, que está lançando três novos livros ou edições de seus trabalhos, entre eles a nova edição de A saliva da fala (Fósforo).

O Nexo pediu ao professor de relações internacionais João Daniel Lima de Almeida indicações de cinco livros sobre diplomacia e política externa. A CNN listou livros que vão virar filmes ou séries em 2024, e O Globo publicou uma resenha sobre o livro de Bethania Pires Amaro, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura: "um ótimo livro de contos, como há muito não se vê".

Tags: Apanhadão
[22/01/2024 10:50:00]