
Realizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da é.cultural e realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo/Governo de Minas Gerais, o projeto leva ao público contato tanto com os escritores que projetaram Minas Gerais no panorama cultural das letras – dos mais consagrados como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, aos mais contemporâneos – quanto com as histórias de suas cidades e os circuitos literários das regiões retratadas.
“O projeto enlaça a vivência literária e o território, explorando as cidades onde esses autores nasceram, cresceram e viveram, entendendo suas regionalidades e seus sotaques, e convidando turistas de todo o mundo a conhecerem a imensidão que é Minas Gerais”, conta Carola.
O LITERA-MINAS pretende doar as 500 obras para a SECULT de Lisboa, em uma ação que reforça o compromisso com o fomento às literaturas de língua portuguesa. O projeto ainda conta com a equipe da plataforma de literatura independente Ibi Literrário, Lohainne Lage, Samuel Carrasco, Maria Araújo e Flávia Januário, e visa também participar de três eventos nacionais. “A ideia é internacionalizar artistas e obras mineiras e fomentar nas cidades de origem desses escritores a potência que são esses eventos, que já existem, mas que precisam de mais espaço e visibilidade, tudo em parceria com a Secretaria de Cultura”, diz Beatriz Ayumi.
O time já tem data de partida primeiro para Portugal, em junho, para a Feira do Livro de Lisboa, e depois para Alemanha, em outubro, a fim de realizar a Feira do Livro de Frankfurt.