
Em entrevista ao Estadão, a escritora Isabel Allende falou sobre envelhecimento, demência e seu novo romance Meu nome é Emilia del Valle (Bertrand Brasil).
O Le Monde Diplomatique Brasil publicou uma entrevista com a escritora Jarid Arraes, que se destaca entre autores da nova geração da literatura nacional. Na conversa, ela salienta que descobriu recentemente que sua obsessão literária é falar sobre o trauma.
A editoria de educação da CNN fez uma reportagem em que faz recomendações de qual ordem de leitura realizar da obra de Machado de Assis, autor constantemente presente nas listas de vestibulares.
O Globo fez um compilado com curadoria dos melhores lançamentos de livros do primeiro semestre de 2025. Saiu também no veículo carioca uma reportagem sobre o escritor americano TJ Klune, que lança seu novo livro A vida entre marionetes (Morro Branco) no Brasil, uma releitura da fábula de Pinóquio.
No Página Cinco, Rodrigo Casarin usou suas colunas mais recentes para abordar a discussão do preço do livro a partir de novo lançamento da editora Lote 42 sobre George Orwell. E também realizou uma retrospectiva de suas melhores leituras no primeiro semestre de 2025.
Autora de livro Inundadas (Machado), a historiadora Renata Dal Sasso concedeu entrevista ao Brasil de Fato sobre a obra que narra trauma coletivo vivido no estado do Rio Grande do Sul.
Entre as listas publicadas nos portais ao longo da semana, a revista Gama publicou uma com sete livros em que personagens femininas viajam sozinhas, o Guia do Estudante postou quatro livros para entender a política brasileira.