Ângelo Xavier, da Moderna, é reeleito presidente da Abrelivros
PublishNews, Redação, 20/12/2023
Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais tem nova diretoria a partir de 1º de janeiro de 2024

Diretoria da Abrelivros assume a partir de 1º de janeiro | © Abrelivros
Diretoria da Abrelivros assume a partir de 1º de janeiro | © Abrelivros
Ângelo Xavier foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros). O editor foi escolhido em Assembleia Geral no último dia 14. A Diretoria e o Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2024/2025 serão empossados de forma automática em 1º de janeiro.

A diretoria terá ainda Ricardo Tavares (FTD) como 1º Vice-Presidente; Flávia Bravin (Saber Educação) como 2ª Vice-Presidente; Jorge Yunes (IBEP) como 1º Tesoureiro; e Eduardo Mendonça (SM) como 2º Tesoureiro.

Para Diretores Adjuntos foram eleitos Paulo Serino (Editora do Brasil), Angelo Cavalcante (Scriba Soluções Editoriais) e Luiz Esteves Sallum (Casa de Letras).

O Conselho Fiscal terá como integrantes Sandra Bensadon (Companhia das Letras), Marcelo Dalpino (Macmillan) e Tatiana Lima (Edebê).

Formado em Direito e em Administração, Ângelo Xavier é diretor geral da Editora Moderna, onde atua há mais de 30 anos.

“O próximo biênio será uma oportunidade para continuarmos a fortalecer o nome da Abrelivros junto aos educadores e à sociedade em geral. O trabalho ganhou força em 2021, com a comemoração dos 30 anos da entidade, em conjunto com a realização de uma série de ações que deram mais visibilidade à sua atuação institucional. Este último ano foi extremamente desafiador, mas conseguimos consolidar a Abrelivros como um importante participante para o setor e para a cadeia de produção de conteúdos e livros didáticos”, afirmou.

Em 2023, a Abrelivros atuou, entre outras frentes, na articulação política para reverter a decisão do governo do Estado de São Paulo de sair do Plano Nacional do Livro Didático. Ângelo Xavier foi um dos entrevistados da Sabatina PublishNews, em maio, quando falou sobre mudanças no Ministério da Educação, entre outros assuntos. Ele apontou também que as editoras já percebiam, na época e de forma positiva, um ritmo diferente na execução dos programas de compras de livros (cerca de 90% da produção das editoras de livros didáticos é vendida ao governo). "O novo Ministério tem acelerado a execução, e buscou pessoas com experiência na área, muito bem qualificadas e abertas ao diálogo", comentou.

[20/12/2023 10:20:00]