No início deste ano, a NIQ e a GfK – instituto de pesquisa que já chegou a ter parceria com a ANL para analisar o varejo no Brasil – fundiram-se para se tornarem a "empresa de inteligência do consumidor mais proeminente do mundo". Como resultado, os dados da GfK Entertainment, uma subsidiária da GfK, e da Nielsen BookData, uma subsidiária da NIQ, foram combinados para fornecer uma visão abrangente do mercado global de livros. O último relatório sobre o mercado do livro mostra, em 16 países – incluindo o Brasil –, um aumento no volume de negócios para a maioria.
Segundo o relatório, o mercado global do livro registrou um aumento nas receitas em muitos mercados nos primeiros oito meses de 2023, acompanhado pelo aumento do preço do livro. De acordo com a análise dos 16 países, os ganhos variam em territórios de vendas considerados economicamente fortes, como a França (+1,3%) e o Reino Unido (+1,8%), até aumentos consideráveis nos mercados emergentes de livros da Índia (+8,7%), México (+10%) e Brasil (+2%). As receitas caíram apenas em quatro países: Austrália (-1,9%), Bélgica (-2%), África do Sul (-0,2%) e Nova Zelândia (-1,4%).
Os preços médios dos livros aumentaram na região da Bélgica (+8,7%), África do Sul (+7,6%), Brasil (+6,1%) e Reino Unido (+5,7%) mais visivelmente entre janeiro e agosto de 2023, mas a real a quantidade vendida caiu em três quartos das regiões pesquisadas.
Por outro lado, países como a Índia (+6,4% em volume) e o México (+4,2% em volume) foram a exceção. O estudo também concluiu que o gênero Ficção superou largamente os títulos de Não Ficção, gerando um maior crescimento de receitas em 10 dos 16 países.
Na Alemanha – que foi considerada separadamente na avaliação de dados com base nos números semestrais da Consumer Panel Services GfK – as receitas aumentaram 5,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.Isso deveu-se principalmente ao aumento de 2,6% nos preços médios, o que, quando considerado, significa que as vendas reais aumentaram 2,4%.
Além do crescimento dos livros de Ficção, outra tendência apontada pela pesquisa é o crescimento dos livros de viagens que voltaram a ser procurados no ano pós-Covid. “Os livros de viagens estão em constante expansão e são uma das categorias de crescimento mais rápido em 2023”, aponta o estudo. Metade dos 16 mercados de livros pesquisados reportaram mesmo um crescimento de receitas de dois dígitos para esta categoria.
As histórias em quadrinhos, especialmente o mangá, por outro lado, enfrentaram uma recessão depois de terem tido um forte desempenho nos últimos anos, com valores de -10,9% registados para Espanha e -9,1% para Itália.
Destaque mundial
Uma olhada nas listas de best-sellers internacionais revela a crescente importância das comunidades de mídia social como as do BookTok. Uma das autoras mais conhecidas desta comunidade, Colleen Hoover, alcançou o top 5 em dez países com seu best-seller É assim que acaba e sua sequência É assim que começa, ambos publicados por aqui pela Galera Record.
As biografias também são muito procuradas, especialmente O que sobra (Objetiva). O livro de memórias do príncipe Harry ficou entre os cinco títulos de Não Ficção mais vendidos em 12 países nos primeiros oito meses do ano de lançamento.
No Reino Unido, Irlanda, Itália e na região belga da Valônia, O que sobre foi o livro mais popular em geral. Atlas: A história de Pa Salt (Arqueiro), da falecida Lucinda Riley e seu filho Harry Whittaker, foi o título de maior sucesso na Nova Zelândia, na Holanda e na região belga de Flandres.
A pesquisa é baseada em dados de pontos de venda físicos de janeiro a agosto de 2023 na Austrália, Bélgica (Flandres/Valônia), Brasil, França, Índia, Irlanda, Itália, México, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Espanha, Sul África, Suíça e Reino Unido. No caso da Alemanha, foram utilizados os dados semestrais da Consumer Panel Services GfK.