Apanhadão da semana: Ailton Krenak ressalta importância da eleição para a ABL
PublishNews, Redação, 06/10/2023
Pensador e ativista tornou-se primeiro indígena a ser eleito na Academia Brasileira de Letras; veja também a repercussão do Nobel e da chegada da Audible no Brasil

Ailton Krenak © Wikimedia/Coletivo Garapa
Ailton Krenak © Wikimedia/Coletivo Garapa
O ativista, pensador e escritor Ailton Krenak foi eleito nesta quinta-feira (5) como imortal na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, e em entrevista à Folha de S. Paulo, ele disse que "centenas de línguas" entram junto com ele na instituição. Ele é o primeiro autor indígena a ser eleito para a Academia Brasileira de Letras em sua história. Na Veja, outro candidato da eleição, Daniel Munduruku, falou sobre "cartas marcadas" do processo mas felicitou o colega.

No Estado de S. Paulo, o presidente da ABL, Merval Pereira, destacou a busca por se ter a maior representatividade possível da cultura brasileira dentro da instituição e afirmou que “Krenak é um poeta, é uma visão de mundo própria e apropriada para este momento em que estamos todos preocupados com o meio ambiente e com a mudança climática e quando os os povos originários lutam por seus direitos".

Outro grande assunto na semana foi o anúncio de Jon Fosse como vencedor do Nobel de Literatura em 2023. A Folha de S. Paulo listou quatro novos livros do recém premiado autor que chegarão ao Brasil e que serão publicadas pela Companhia das Letras e pela Fósforo. As obras a serem lançadas de Jon Fosse vão de romances até uma coletânea de peças de teatro. E o caderno Ilustrada publicou uma crítica do livro É a Ales (Companhia das Letras), obra do norueguês recentemente lançada por aqui. No texto, a escritora Laura Erber classifica a obra como "hipnotizante".

A chegada da Audible no Brasil também gerou bastante repercussão. Na coluna Painel das Letras, Walter Porto fala sobre a força da Amazon para fazer com que o audiolivro "vingue" no Brasil. O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem em que convidou especialistas a responderem qual a mudança no mercado de audiolivros com a chegada da empresa. No jornal O Globo, o jornalista Pedro Doria escreveu a coluna O que a Audible tem, e detalha mais sobre a dimensão da empresa recém chegada e a sua competitividade diante de outros serviços de audiolivro.

Na editoria de Empresas e Negócios, o Uol publicou um texto em que explica o que é um pedido de autofalência e explica o que deve acontecer com a Saraiva. A livraria entrou com um pedido de autofalência na quarta feira (4).

Também na Folha de S. Paulo, Juliana de Albuquerque fala sobre a importância de grupos de leitura e suas relação com espaços de convivência e na construção do saber. A professora de filosofia relatou a história do grupo de leitura criado entre ela e seus alunos da graduação.

No jornal O Globo, a notícia de que sete contos inéditos de Julio Cortázar são encontrados em caixa no Uruguai e serão leiloados. O lote inicial das obras encontradas no ano passado iniciam em 12 mil doláres. O conjunto de folhas é entitulado Histórias de cronópias e de famas.

O Diário de Pernambuco repercutiu o início da Bienal do Internacional do Livro de Pernambuco, que começa sua programação hoje (6), com homenagens a Lia de Itamaracá e Josué de Castro. E iniciou-se nesta semana (5) o 2˚ Festival do Livro do Rio de Janeiro. Segundo a Agência Brasil, o evento tem como tema uma reflexão sobre o Brasil atual e o do futuro. O festival acontece das 9h à 19h e tem entrada gratuita.

No Universa Uol, a publicação de uma entrevista com Julia Quinn, autora da série de livros Bridgerton, que diz que o livro feito junto à irmã que morreu em acidente de carro, a ajudou em seu processo de luto.

[06/10/2023 10:20:00]