Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #285 – As melhores empresas para trabalhar no mercado editorial
PublishNews, Redação, 11/09/2023
Painel do Rio International Publishers Summit discutiu práticas de gestão e deu detalhes sobre a parceria inédita entre o Great Place to Work e o PublishNews

O PublishNews apresentou dois painéis do Rio International Publishers Summit, encontro voltado para profissionais do mercado editorial na Bienal do Livro Rio. Os dois encontros agora se transformam em podcast e estarão disponíveis no feed do Podcast do PublishNews nesta e na próxima semana.

O primeiro deles aborda práticas de gestão nas empresas. No início de agosto, o PublishNews e o Great Place To Work – consultoria global de gestão de pessoas – anunciaram uma parceria inédita na criação do ranking As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial 2023. Este é o primeiro mapeamento do tipo em empresas da área editorial no país.

São abundantes as pesquisas segundo as quais as pessoas felizes no trabalho produzem mais e melhor. Formando um círculo virtuoso, a empresa oferece ao profissional um pacote em que pontos como remuneração, treinamento, estrutura, cobranças e recompensas estejam bem calibrados e recebe um combo proporcional em termos de entrega e satisfação. Tradicional e muitas vezes considerado refratário a mudanças e inovações, o setor livreiro está interessado nas práticas que têm feito organizações mundo afora serem classificas como lugares de alto-desempenho e ótimos ambientes de trabalho? O painel trouxe reflexões sobre o tema, além de detalhes sobre a inédita lista “Melhores Empresas para Trabalhar do Mercado Editorial”, uma parceria entre o Great Place To Work e o PublishNews.

Painel discutiu caminhos para melhores práticas de gestão nas empresas | © Filmart
Painel discutiu caminhos para melhores práticas de gestão nas empresas | © Filmart
"A gente está para traçar uma rota no mercado editorial em que o trabalho das pessoas seja mais valorizado, que haja uma simbiose maior entre empregadores e empregados, e na qual refletimos sobre que contribuição podemos dar em relação à gestão de pessoas", disse, na apresentação, o diretor-executivo do PublishNews, Ricardo Arcon.

A diretora-executiva do Great Place to Work Marina Sobral explicou que apesar do GPTW ser conhecido pelos rankings e pelas listas, a missão da empresa é construir uma sociedade melhor transformando organizações em "lugares ótimos para trabalhar". "As listas e os ranking são consequências, mas a ideia é liderar práticas de gestão", explica.

As empresas podem aplicar a pesquisa do GPTW e eventualmente receber a certificação, em companhias que tenham a partir de 10 funcionários. "Essas etapas são a cereja do bolo, mas a preocupação é muito maior em provocar novas formas de gestão do que certificar empresas, porque isso é a consequência", disse a diretora.

No painel, o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, apresentou algumas práticas de gestão da Elsevier, editora da qual é gestor no Brasil. Entre elas, ter missões claras e positivas para a sociedade, e políticas de inclusão, equidade e diversidade.

Para Daniela Diniz, autora do livro 25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas melhores empresas para trabalhar, a confiança é uma das constantes de empresas com bons ambientes de trabalho, a despeito de transformações tecnológicas, por exemplo. "O que não muda ao longo do tempo: é a relação de confiança, de duas vias. Confiança entre líderes e liderados, confiança na estratégia da empresa", explicou.

Raissa Pena, diretora de Comunicação & Impacto da Editora MOL, explica que um dos motivos para a empresa ter chegado aos 97% de aprovação interna dos funcionários na pesquisa do GPTW é o propósito de impacto social da empresa. "Temos 60 pessoas na equipe, recentemente também contratamos profissionais de RH especialistas em gestão de pessoas. Isso faz muita diferença, mas entendo que nem sempre as editoras têm essa possibilidade", disse no painel.

Ela explicou que a MOL tem 85% de mulheres na equipe e foi uma das primeiras empresas no Brasil a implantar uma licença menstrual. "Esse é um passo que só poderia partir de uma mulher CEO", comentou. Trata-se do direito de mulheres tirarem dois dias de trabalho sem atestado ou burocracias. "Também somos uma equipe híbrida, sou gestora remota de uma equipe toda presencial. Estamos também no piloto oficial da semana de quatro dias. A palavra que resume tudo isso: confiança".

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Painel do 3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos reuniu Ricardo Costa, André Palme, Camila Cabete e Fabio Uehara
Programa discute os resultados das pesquisas de produção e vendas do setor editorial, ano base 2023
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em 'Colaboração: A única solução', a autora Semadar Marques ensina como emergir a inteligência coletiva que traz resultados sustentáveis
Seção publieditorial do PublishNews traz a fantasia épica escrita por Vilto Reis e obra de Semadar Marques que ensina como a inteligência coletiva pode trazer resultados sustentáveis
Escritor Vilto Reis lança livro de fantasia épica que discute problemas contemporâneos e explora temas atuais como uso abusivo de drogas, questões de gênero e intolerância religiosa
Painel do 3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos reuniu Ricardo Costa, André Palme, Camila Cabete e Fabio Uehara
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Os homens de letras se tornam cada vez mais os últimos exemplares de uma espécie em extinção.
Fernando Sabino
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar