
Este ano, a estatueta escolhida para homenagear um personagem nacional de HQ e seu criador é o Curupira, de Flavio Colin. Reconhecido como mestre dos quadrinhos de terror e ecológicos, Colin tem um traço em estilo único que marcou toda uma geração de leitores e autores que se inspiraram em sua obra. Morreu em agosto de 2002, mas nunca foi esquecido pela grande produção de quadrinhos que criou.
A confecção da estatueta ficou a cargo do artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.
Já a lista completa dos indicados ao 35 º Troféu HQMIX pode ser conferida clicando aqui. Na categoria Editora do Ano, concorrem: Brasa Editora, Comix Zone, Draco, Conrad, JBC, Mino, Pipoca & Nanquim, Skript Editora, Universo Guará e Veneta.
O processo de escolha se inicia com o júri oficial analisando mais de 1,5 mil trabalhos inscritos e trocando pareceres por mais de quatro meses até chegar na lista final para a cédula de votação.
Em seguida, o processo vai para o júri nacional, com cerca de 2 mil profissionais da área dos quadrinhos, registrados como votantes. Eles receberam a cédula com a senha para votar nesta segunda (28) e tem até 12 de setembro.
Os itens de Projeto Gráfico e Projeto Editorial são indicados por júri fechado e serão divulgados mais adiante. Os de trabalhos universitários como TCC, Mestrado e Doutorado também são escolhidos por um júri fechado de especialistas e divulgados próximo ao evento.
A divulgação dos vencedores, após a votação nacional, será no mês de novembro. O evento volta a ser presencial no Sesc 24 de Maio, dia 6 de dezembro de 2023, às 19h, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.