Publicidade
Publicidade
Vender sem vender seu livro
PublishNews, Vanessa Passos, 1º/08/2023
A verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas compram pela emoção, e não pela razão. Então, não adianta empurrar goela abaixo para o leitor seu livro

Provavelmente, você já entrou numa loja e aquela vendedora chata ficou te cercando o tempo inteiro, quase te deixando sem ar. Ou ainda, passou no meio da rua e ouviu vendedores gritando: “Olha a água, olha a água”. “Duas por R$ 5 reais”. A verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas compram pela emoção, e não pela razão. Então, não adianta empurrar goela abaixo para o leitor seu livro.

Mas existe uma maneira de vender seu livro sem ser chato: contando histórias. Desde que o mundo é mundo, nos alimentamos de histórias. Portanto, saiba que contar uma história é a melhor maneira de envolver alguém e criar uma ambientação que te permita vender seu livro, independente do preço.

Então eu te pergunto: que histórias você tem para contar do seu livro?

Meu romance A filha primitiva já me fez chorar muitas vezes. Assim como também fez isso com leitores. Eu me lembro de uma vez em que eu estava no projeto Pescar com vários adolescentes. Os professores se reuniram e fizeram uma vaquinha para comprar um livro para cada aluno e eu ia fazer uma sessão de autógrafos só para eles.

Já tinha participado de eventos literários, feiras e bienais do livro com um público gigante. Mas eu estava nervosa de estar com um público de 30 adolescentes do projeto. A professora havia me dito que, para muitos, era o primeiro livro completo que eles estavam lendo. Eu fiquei com frio na barriga. E se não gostassem no meu livro e me dissessem bem na minha cara?

Super possível. Principalmente vindo de adolescentes que costumam ser muito sinceros. Quando estava lá, a professora permitiu que me fizessem perguntas antes da sessão de autógrafos e logo uma menina levantou a mão. Ela foi logo dizendo que não era uma pergunta, era um comentário. Comecei a suar de nervosismo até que ela romper o silêncio e me disse:

“Eu quero te agradecer. Porque depois de ler seu livro eu descobri que minha mãe me ama”. Eu franzi a testa sem entender e perguntei: “como assim?”. “Porque assim como as personagens, minha mãe não me abraça, não diz que me ama, mas toda manhã ela acorda cedo e antes de ir para o trabalho compra o pão que eu gosto e deixa em cima da mesa. Ela demostra seu amor por mim por meio da comida, como no livro”. Eu me segurei pra não chorar e ainda hoje quando repito essa história eu me emociono.

Viu como foi contar uma história comovente relacionada ao livro? Vender não é sobre falar preço ou forçar alguém comprar, é sobre emocionar leitores. Sobre contar histórias sobre o livro, sobre o processo de criação e sobre os leitores.

Quer aprender mais sobre marketing para autores e venda de livros?

Se inscreva na StoryClass, uma aula semanal comigo toda segunda-feira, às 11h, no meu canal no YouTube, gratuito e ao vivo.

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.

Publicidade
Leia também
Novo romance de Giovana Madalosso é sobre parar (tão difícil hoje no mundo em que vivemos) e, mesmo assim, continuar
Estreia de Evelyn Blaut é uma travessia poética pelos escombros do luto, mas também uma cartografia das casas que carregamos dentro
Em novo texto, Vanessa Passos discorre sobre a força do romance de Anna Maria publicado pela Quelônio
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Finalista do Prêmio Literário Voz, Valeria Macedo nos entrega um romance delicado e necessário, que atravessa gerações com voz firme e comovente
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Se os escritores estivessem plenamente satisfeitos com o mundo real em que vivem, não precisariam criar um novo mundo na ficção.
Marcelo Backes
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar