Poços Literária: Poços de Caldas oficializa candidatura para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco
PublishNews, Redação, 31/05/2023
Trabalho vem sendo realizado há três anos por grupo do Polígono Sul-mineiro do Livro, que abrange mais de 170 cidades, além das pessoas que fazem parte do Comitê Organizador Poços Literária, título do projeto

A cidade mineira de Poços de Caldas oficializou sua candidatura para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no segmento Literatura. A documentação foi enviada na tarde da última segunda-feira (29) à plataforma específica da iniciativa, por meio da Secretaria Municipal de Governo, segundo a Prefeitura.

A candidatura leva em conta a vocação de Poços de Caldas para a literatura e o desejo da sociedade poços-caldense e sul-mineira para que o município integre a Rede de Cidades Criativas. O trabalho vem sendo realizado há aproximadamente três anos por um grupo formado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, que abrange mais de 170 cidades, além das pessoas que fazem parte do Comitê Organizador Poços Literária, título do projeto.

"Pelo que apuramos, extraoficialmente, 12 cidades brasileiras estão no páreo, porém nenhuma no segmento da Literatura", destaca a diretora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, também no Comitê. "Serão selecionadas apenas duas cidades brasileiras pela Comissão de Avaliação da Unesco Brasil, cujas cidades são as que vão representar o Brasil, em Paris, em outubro. O resultado desta primeira etapa sai dentro de 15 dias, a contar de hoje (dia 30). Por isso, é importante haver um engajamento de todos. O resultado final das Cidades Criativas da UNESCO que vão integrar o seleto grupo internacional sai em 31 de outubro".

Um vídeo foi realizado para apresentar a candidatura:

A candidatura de Poços de Caldas na Rede de Cidades Criativas da Unesco recebeu aporte financeiro da ordem de R$ 130 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado Mauro Tramonte, atendendo à solicitação do município de Poços de Caldas e do Polígono Sul-mineiro do Livro.

A iniciativa considera o significativo histórico literário de Poços de Caldas, que registra índices de leitura maiores que as médias estadual e nacional, segundo pesquisa da Câmara Mineira do Livro (CML) e sedia a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (que em 2024 passa a ser a Bienal Internacional do Livro do Sul de Minas) e o Festival Literário Internacional (Flipoços), em sua 18ª edição, eventos que colocam a cidade no cenário literário mundial, fomentando a cultura literária e promovendo o incentivo à leitura no território.

De acordo com a prefeitura da cidade, a candidatura está ligada às possibilidades que poderão se abrir ao município e à região quando da transformação da aptidão de Poços de Caldas para a literatura em ativo estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

Rede de Cidades Criativas da Unesco

Criada em 2004, a Rede visa promover a cooperação com e entre as cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, as 180 cidades que compõem a Rede trabalham juntas para alcançar um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos de âmbito internacional.

O Brasil é o terceiro país que mais tem cidades na Rede, atrás somente de China e Itália. São 12 no total: Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Belém (Gastronomia), Santos (Cinema), Salvador (Música), Brasília (Design), Paraty (Gastronomia), João Pessoa (Artesanato e Artes Populares), Fortaleza (Design), Belo Horizonte (Gastronomia), Campina Grande (Artes Midiáticas) e Recife (Música).

Tags: Flipoços, Unesco
[31/05/2023 09:50:00]