
À frente da instituição desde fevereiro deste ano, Marco Lucchesi assume o cargo oficialmente nesta terça, encerrando o ciclo de posses de presidentes dos órgãos ligados ao MinC.
“A biblioteca nacional de um país traduz a diversidade, a profundidade e a riqueza de todas as memórias plurais que se realizam no território. Ela é como uma ‘pequena República’, que reproduz os grande ideais contrários à censura, na contramão das fake news, produzindo dados e metadados: uma riqueza fundamental para a consolidação do processo democrático, dentro dos parâmetros da racionalidade, da perspectiva ecumênica e abrangente. É a memória que se instaura para o futuro”, afirma Lucchesi, em nota.
O ator Maurício Gonçalves será o mestre de cerimônias durante a posse, que terá como atração artística a Orquestra de Cordas de Volta Redonda.
Em entrevista ao PublishNews em janeiro, quando foi anunciada sua nomeação, Lucchesi disse: "O presidente da FBN se não atrapalhar, já é ótimo".
Poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor e editor, Marco Lucchesi nasceu em 9 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro. É autor de cerca de 50 livros, entre poesia, ensaio e romance e domina mais de 20 idiomas. Precoce, suas primeiras publicações foram feitas na adolescência. Formou-se em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Recebeu os títulos de Mestre e Doutor em Ciência da Literatura, pela UFRJ, com pós-doutoramento em Filosofia da Renascença pela Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor titular de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), foi presidente da instituição entre 2018 e 2021.
AGENDA: Data: Terça-feira, 30 de maio de 2023 Hora: 11h
Endereço: Biblioteca Nacional, saguão nobre | Av. Rio Branco, 219 – Cinelândia
Transmissão: www.youtube.com/fundacaobiblio...