Sesc São Paulo irá inaugurar 12 novas unidades no estado nos próximos dez anos
PublishNews, Redação, 25/05/2023
Plano de expansão visa aumentar a oferta e o acesso aos serviços, além de implementar melhorias na estrutura predial de outros sete endereços já em funcionamento na capital e no interior

O Sesc São Paulo vai inaugurar mais 12 unidades no estado, além de reformar e ampliar a estrutura de outras sete unidades na capital e no interior, de acordo com a instituição. A estimativa é de que todas as obras estejam concluídas nos próximos dez anos, com o plano de expansão visando aumentar a oferta e o acesso aos serviços.

As novidades na capital paulistana englobam a aquisição de novos terrenos e prédios para a inauguração de centros culturais e desportivos em Sapopemba e São Miguel Paulista (zona leste), Casa Verde e Pirituba (zona norte), 14 Bis, a nova sede administrativa do Sesc e o Teatro Brasileiro de Comédia – TBC (centro). Três endereços dessa lista já abrem ao público no segundo semestre deste ano, com funcionamento parcial ou em instalações provisórias: Casa Verde, 14 Bis e o edifício sede do Sesc São Paulo – que passará a ser no tradicional edifício João Brícola, localizado em frente ao Theatro Municipal, onde era o Mappin. E o Parque Dom Pedro II iniciará as obras de construção da unidade definitiva.

Na região metropolitana, o Sesc também já tem o terreno em São Bernardo do Campo, e a unidade será inaugurada nos próximos anos. Já no interior, mais três cidades passam a contar com uma unidade do Sesc: Franca, Limeira e Marília.

Há ainda as unidades que já oferecem programação e que estão em obras – ou em vias de iniciar os trabalhos – para ampliação ou melhoria das instalações. Na capital e região metropolitana, Campo Limpo (zona sul), Mogi das Cruzes e Osasco. No interior, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Taubaté.

Segundo a instituição, a abertura de novos endereços do Sesc visa estimular a convivência criativa e democrática dos espaços da cidade, ocupar regiões que passam por transformações e recuperar e reabrir prédios tombados e de preservação histórica. Nesta etapa do plano de expansão institucional, os terrenos das futuras unidades foram adquiridos pelo Sesc São Paulo, doados ou concedidos pelas prefeituras municipais, para a implantação de novos centros socioculturais da instituição.

Para o diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, o plano de expansão da rede "resulta de uma ação estratégica para alcançar novos públicos e oferecer a oportunidade de crescimento pessoal, de maior participação social e acesso aos bens culturais. Por isso, o Sesc responde de forma coerente com os anseios de uma sociedade em transformação, que percebe e valoriza a importância da atuação e presença da Instituição em suas comunidades".

Tags: SESC SP
[25/05/2023 08:00:00]