
O Brazilian Publishers existe desde 2008 e, atualmente, conta com a participação de 55 editoras dos segmentos Infantojuvenil, Científico, Técnico e Profissional, Religioso e Obras Gerais, alcançando mais de 80 selos editoriais. Grandes nomes do mercado estão presentes no projeto, como o Grupo Companhia das Letras, a FTD Educação, a SESC-SP, a Editora do Brasil e o Grupo Autêntica.
A parceria tem previsão de duração de dois anos e, durante esse período, a ideia é focar em alguns principais alvos no mercado internacional: Argentina, Colômbia, Espanha, EUA, México, Portugal, China e França.

Para possibilitar essa internacionalização, a CBL e a Apex – serviço social vinculado ao Ministério das Relações Exteriores – sabem que um dos maiores desafios continua sendo a língua. Uma das iniciativas do projeto é a ‘Bolsa Tradução’, que oferece bolsas de apoio às editoras que desejam traduzir obras de autores brasileiros. Há também um apoio na preparação de catálogos internacionais em inglês e espanhol nos formatos impressos e digitais, com os títulos que a editora selecionou para integrarem o projeto.
A parceria também vai focar nas principais feiras internacionais do mundo literário, como Guadalajara, Bolonha, Londres, Buenos Aires, Bogotá, Gotemburgo e Frankfurt. Essas são áreas de negociações essenciais para novas ações, contratações e discussão de direitos sobre a publicação. A novidade deste ano é que haverá uma missão exclusiva para o segmento das HQ, destaque na 74ª Feira do Livro de Frankfurt e que, com crescimento nacional, pode render publicações no exterior. Outra das estratégias visa o incentivo à vinda de editores internacionais para solo brasileiro, com o objetivo de negociar diretamente os direitos com as editoras que participam do programa.
Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a renovação do convênio com a ApexBrasil reafirma uma parceria de sucesso: “Por meio do projeto Brazilian Publishers, temos levado obras e autores brasileiros para novos públicos do mercado editorial global”, afirma. “Com a renovação do convênio, estamos ansiosos por todas as novas oportunidades de apresentar as vozes brasileiras para o mundo que poderemos criar juntos nesses próximos anos”, conclui.
Investimento nas grandes, mas também espaço para as editoras menores

A obra Lula, volume 1: Biografia, escrita por Fernando Morais, é uma das que já assinou seu papel de embarque para outros países do mundo. Entre os escolhidos, Portugal, Argentina, Chile e Uruguai. Outro livro pronto para encantar estrangeiros é A pediatra, de Andréa del Fuego, vendida até agora para estrear em Portugal.
A editora Pallas, fundada no Rio de Janeiro em 1975, também já conseguiu negócios internacionais. O livro da grande Conceição Evaristo, Becos de memória, teve seus direitos vendidos a outros três países, México, Eslováquia e Itália.
Outra que teve destaque foi a Letras do Pensamento com a obra Calliope, a escrava de Atenas, de Cindy Stockler, que foi finalista do Jabuti em 2020 na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Os direitos do livro foram vendidos para os EUA e para a Grécia.
Entre outros exemplos de livros publicados no exterior através dessa parceria, vale citar o sucesso de vendas no Brasil, com mais de 165 mil cópias físicas e digitais vendidas desde 2019, Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, lançado também no México. Já o livro O Sorriso do Leão, escrito pelo autor e editor Leonardo Garzaro, teve os seus direitos comprados por uma editora britânica. Por último, a obra Sebastopol já está nas prateleiras de livrarias nos Estados Unidos, Inglaterra, Suécia e Noruega.
Novos desafios do programa
Atualmente, é impossível pensar no comércio de livros sem realizar uma estratégia de comunicação e marketing digital. Com as redes sociais cada vez mais populares, os livros que bombam nos trends são, normalmente, aqueles que não param nas prateleiras e não saem da lista de mais vendidos.
É com essa mentalidade que o Brazilian Publishers também quer apoiar as editoras nas ações de marketing no mercado internacional. As opções vão desde o reposicionamento de marca, até a reformulação e modernização do site. Algo que chama a atenção é a integração ao Pubmatch – um dos aplicativos mais usados pelo mercado editorial, que reúne informações sobre autores, editoras, agentes e profissionais do livro. Isso pode gerar uma facilidade no trabalho de venda, aquisição e na negociação de direitos autorais da obra.
“Para muitos autores, o Brazilian Publishers é uma oportunidade única para ser visto e reconhecido no mercado internacional”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Poder continuar contando com o apoio e parceria da ApexBrasil nessa jornada não apenas reforça a importância do nosso trabalho, como também assegura que continuaremos no caminho certo para tornar o mercado editorial brasileiro conhecido no mundo todo”, conclui.