Fliaraxá e Sesc SP realizam ciclo de debates virtuais sobre Mário de Andrade
PublishNews, Redação, 03/07/2023
Intitulado 'Mário de Andrade, Negro, 130 Anos', ciclo inicia em 5 de julho e terá seis especialistas negros para discutir, entre outros assuntos, a questão da identidade do autor

Mário de Andrade | © Michelle Rizzo
Mário de Andrade | © Michelle Rizzo
Como parte da programação do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, que ocorre de 5 a 9 de julho, o Sesc SP e o evento literário apresentam o Ciclo de Debates Virtuais “Mário de Andrade, Negro, 130 Anos”, no qual seis especialistas negros vão discutir, entre outros assuntos, a questão da identidade do autor de Macunaíma, nomeado Patrono do Festival.

São eles: Oswaldo de Camargo, Inaê Lopes, Oswaldo Faustino, Ana Flávia Magalhães Pinto, Pascoal da Conceição e Angélica Ferrarez. Todos os debates, mediados pelo curador Tom Farias, irão ao ar durante o Fliaraxá, nos canais no YouTube do Fliaraxá e Sesc CPF.

Considerando a identidade negra de Mário, a proposta do evento visa uma importante compreensão mais ampla e profunda da sua obra e do contexto em que ele se inseriu. Mário de Andrade foi um dos mais importantes escritores e intelectuais brasileiros, reconhecido por sua contribuição para a cultura e a arte no país. No entanto, muitas vezes sua identidade racial é negligenciada ou deixada em segundo plano nas discussões sobre sua obra.

Ao abordar Mário de Andrade sob a perspectiva de sua negritude, a ideia é também promover uma revisão crítica do legado do autor, lançando luz sobre aspectos muitas vezes invisibilizados ou silenciados. A programação do ciclo inicia nesta quarta (5), às 19h, com Oswaldo de Camargo, na mesa intitulada “Quem é este Mário de Andrade. Branco? Negro?”

Confira a programação completa:

  • Dia 5/07, quarta-feira, 19h – Oswaldo de Camargo
    “Quem é este Mário de Andrade. Branco? Negro?”
  • Dia 6/07, quinta-feira, 12h – Ynaê Lopes
    “Mario de Andrade e um Brasil que nasce”
  • Dia 7/07, sexta-feira, 12h – Oswaldo Faustino
    “O elegante intelectual cai no samba”
  • Dia 7/07, sexta-feira, 12h – Ana Flávia Magalhães Pinto
    "Mário de Andrade e suas políticas da memória"
  • Dia 9/07, domingo, 12h – Pascoal da Conceição
    “Mário de Andrade desce aos infernos”
  • Dia 9/07, domingo, 17h – Angélica Ferrarez
    “Mário de Andrade, intérprete do Brasil?”
[03/07/2023 09:00:00]