
As oficinas realizadas visam agregar referências que vão estimular as produções autorais dos alunos em sala de aula (todos os trabalhos serão apresentados aos escritores durante um encontro presencial na 22ª FIL). “Essa formação destinada aos professores é fundamental para o sucesso do projeto, porque é o momento de encantamento com a proposta, com os autores e seus universos. Nossa expectativa é de aproximar os estudantes da literatura contemporânea, ou seja, dos autores que trazem histórias de vidas diferentes, porém, normais”, pontua Priscilla Altran, integrante do Núcleo de Formação de Leitores da Fundação do Livro e Leitura, em nota.
Nas cinco edições realizadas, cerca de 30 mil alunos foram atendidos, além do envolvimento de cerca de 300 professores de 220 escolas de Ribeirão Preto e de 13 cidades da região. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura, o Combinando Palavras soma, até aqui, 37 escritores participantes, com suas obras lidas e estudadas.
Para a edição de 2023, a Fundação anuncia 10 autores do projeto e confirma presença de todos durante a Feira do Livro para encontro com os estudantes. São eles: Heloísa Prieto (Educandário), Stella Maris Rezende (rede municipal), Sara Bentes (Adevirp), Cristiane Sobral (Etec), Júlio Emílio Braz (Sesi), Aline Bei, Bruna Beber, Márcia Kambeba, Cristhiano Aguiar, Maurício Negro e Júlio Emílio Braz (rede estadual), Maurício Negro (Serrana), Márcia Kambeba (Luiz Antônio) e Cristhiano Aguiar (São Simão).
Durante os meses de março e abril, a entidade também realizou oficinas para professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, Etec José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira e Adevirp.