BibliON: biblioteca pública e digital de São Paulo busca renovar conceitos
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 23/03/2023
Finalista do Prêmio Inovação do Ano, iniciativa da SP Leituras concorre com o projeto Livro de Rua (Brasília / DF), do artista e escritor Hugo Barros, e o Rodovias Literárias, do Clube de Autores

A BibliON – finalista da categoria Inovação do Ano no Prêmio PublishNews 2023 – é a biblioteca digital gratuita de São Paulo, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado. O projeto visa reunir e conectar, em uma plataforma multicultural, o usuário com o mundo do livro e do conhecimento. Desta forma, a iniciativa quer ampliar o acesso e estimular o hábito de leitura da população.

Os outros finalistas do Prêmio Inovação – uma parceria do PN com o Skeelo – são o projeto Livro de Rua (Brasília / DF), do artista e escritor Hugo Barros, e o Rodovias Literárias, do Clube de Autores. A votação é aberta ao público. Os leitores podem acessar todos os projetos e votar por meio deste formulário até o fim do dia 28 de março de 2023. O projeto mais votado será o vencedor e será anunciado na cerimônia do Prêmio PN, no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Para participar da cerimônia, que tem entrada gratuita, basta se inscrever aqui.

A iniciativa surgiu a partir da ideia de biblioteca pública como um espaço de acolhimento, e acesso e debate sobre a criação literária, de conhecimento e de cidadania, segundo o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht. O projeto tem o desafio de expandir esses conceitos para o terreno digital, adaptar-se às telas e inovar no modelo de negócio.

O BibliON é integrado ao sistema de bibliotecas físicas do Estado de São Paulo. Funciona como uma biblioteca tradicional, só que no mundo online: os leitores interessados em uma obra podem ler os livros por meio da plataforma digital. Eles pegarão “emprestado” o livro por um período de tempo (que costuma ser de 15 dias) e, caso necessário, podem fazer a renovação do período direto pelo app.

Além disso, os usuários também podem aproveitar programações culturais exclusivas do projeto, como clubes de leituras, atividades de formação, podcasts, seminários, capacitações e muitos outros.

A iniciativa é gratuita e oferece ao leitor diferentes experiências de leitura que fomentem a leitura e o conhecimento. Além disso, segundo a SP Leituras, é essencial para reformular a visão que a maioria da sociedade tem das bibliotecas públicas como um local “apagado”, e reforça o papel que ela tem e que deve ter nas vidas das pessoas.

Atualmente, a BibliON conta com mais de 17 mil livros em seu acervo, entre romances, ficções, biografias, entre outros. A iniciativa nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado em 2020, que buscava oferecer um serviço cultural digital e gratuito à população de São Paulo como opção ao isolamento social da pandemia da Covid-19. Mesmo sendo uma iniciativa local, a plataforma já conquistou leitores de outras 4 mil cidades no país inteiro.

Até o momento, a biblioteca já soma mais de 246 mil empréstimos e mais de 135 mil usuários em sua plataforma.

Para o mercado editorial, a iniciativa propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 10 milhões na BibliON, sendo que 17% do valor foi direcionado para o pagamento de direitos autorais.

Para Pierre André Ruprecht, o diferencial oferecido pela BibliON é o fato de ela entregar uma experiência “figital” (física + digital) de leitura e de biblioteca para a sociedade. Para além das obras oferecidas de forma gratuita no aplicativo, o projeto é acompanhado de uma série de ações junto às bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. "Na verdade, podemos dizer que é um serviço de biblioteca digital que se associa à uma oferta física, oferecendo inúmeras atividades culturais para a comunidade", afirma.

O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.

[23/03/2023 08:00:00]