Jorge Viana é o novo presidente da Apex-Brasil
PublishNews, Redação, 04/01/2023
Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos têm convênio para a realização de ações do projeto Brazilian Publishers (BP)

Jorge Viana | © Edilson Rodrigues/Agência Senado
Jorge Viana | © Edilson Rodrigues/Agência Senado
O ex-governador do Acre Jorge Viana foi oficializado nesta terça-feira (3) como o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A instituição é um "serviço social autônomo" e vai atuar com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O despacho de nomeação prevê um mandato de quatro anos.

Em novembro do ano passado, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Apex-Brasil anunciaram a renovação do convênio para a realização de ações do projeto Brazilian Publishers (BP). O BP visa a promoção do conteúdo editorial brasileiro no exterior. A parceria somou entre 2020 e 2021 uma movimentação de R$ 13 milhões (US$ 2,5 milhões) entre exportações de livros, direitos autorais e serviços.

Jorge Viana governou o Acre por dois mandatos, entre 1999 e 2007, e foi senador entre 2011 e 2019. Concorreu ao governo em 2022, mas perdeu para Gladson Cameli (PP), reeleito em primeiro turno. É engenheiro florestal formado pela UnB (Universidade de Brasília), professor e técnico agrícola. De acordo com o PT, seu partido, Viana atuou na iniciativa privada e "é um defensor de projetos de desenvolvimento sustentável e atuará para fortalecer a competitividade do Brasil nas novas fronteiras da economia".

[04/01/2023 08:00:00]