Publicidade
Publicidade
Hater: o pânico de muitos escritores
PublishNews, Vanessa Passos, 04/01/2023
A verdade é que eu me dei conta de que se ainda estivesse com meus livros na gaveta, sem ter publicado e colocado no mundo, eu não estaria sofrendo hate nenhum

Hater ou, em português, odiador é um termo usado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério.

Muitos escritores deixam de publicar seus livros com medo da crítica do outro. Rosa Monteiro, em A louca da casa, fala sobre isso. A verdade é que estamos lidando com a subjetividade humana e a crítica é inevitável. Sem falar que o trabalho dos críticos literários é muito importante para a análise da literatura.

Nesta coluna, não estou falando sobre o trabalho sério de críticos literários, falo sobre haters, pessoas que destilam ódio, sem nenhuma análise e aprofundamento. Muitos deles se escondem por trás de perfis fakes criados para ofender e diminuir o trabalho do outro. As redes sociais, para esses odiadores, viraram uma terra sem lei. Eles se sentem seguros de ofender e tentar destruir o trabalho de pessoas e/ou artistas de forma cruel e irresponsável.

Decidi trazer um pouco da minha experiência para compartilhar com vocês. Eu já fui vítima de diversos haters tanto em relação ao meu trabalho como escritora quanto ao meu trabalho como professora de escrita. Confesso que, anos atrás, isso me afetava psicologicamente. Hoje, eu foco minha energia naquilo que é importante para mim.

Uma vez, chorando, ouvi numa entrevista de uma artista que admirava: "hater é sinal de sucesso. É um indicativo de que seu trabalho está crescendo".

Para mim, a palavra "sucesso" precisa ser relativizada. Mas essa não é a pauta em questão. A verdade é que eu me dei conta de que se ainda estivesse com meus livros na gaveta, sem ter publicado e colocado no mundo, eu não estaria sofrendo hate nenhum. De algum modo, aquela artista tinha razão. A visibilidade e reconhecimento do seu trabalho podem incomodar pessoas. Pessoas com gostos e pensamentos diferentes. E, algumas delas, com maldade mesmo, destilando ódio.

Como esta pessoa que criou um perfil fake no Twitter para falar mal de diversos livros de autoras contemporâneas. Trago aqui apenas o comentário sobre o meu romance A filha primitiva, vencedor do Prêmio Kindle de Literatura e do Prêmio Jacarandá:

Quando vejo esse tipo de comentário, eu me lembro de dezenas, centenas de depoimentos de leitores que foram tocados pelo meus livros, ou ainda, depoimentos de alunos que participaram de oficinas ou cursos de escrita que ministrei.

Eu decidi construir um banco de mensagens com esses depoimentos lindos, que sempre me emocionam. São as palavras dos lovers que eu levo comigo. Sou muito seletiva. Decidi reter o que é bom e sigo fazendo meu trabalho. Não vou paralisar, porque acredito numa cultura em que o amor vence o ódio.

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seja numa estratégia digital, seja no famoso 'boca a boca', só é possível saber que um livro é bom se as pessoas souberem que ele existe
A verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas compram pela emoção, e não pela razão. Então, não adianta empurrar goela abaixo para o leitor seu livro
​​Venho escutando sobre quanto o livro está caro. Mas será que isso é verdade mesmo?
Por que autoajuda vende mais no Brasil? Uma das respostas a qual cheguei é que a 'alta literatura' sempre demonizou o marketing
Precisamos de projetos, de políticas públicas, de livros acessíveis, de arte em todo lugar pra todo tipo de gente
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Sou um leitor apaixonado. Depois de terminar um romance, posso passar semanas sem escrever, mas não passo um único dia sem ler.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar