Apanhadão: Listas de melhores livros de 2022
PubolishNews, Redação, 22/12/2022
Entre os sites que publicaram seus compilados de melhores obras do ano estão: a Amazon, The New York Times, Quatro Cinco Um, O Globo, The Guardian, Estadão e mais

Com o final de 2022 batendo na porta, alguns dos principais jornais que noticiam literatura no Brasil e no mundo realizaram um compilado dos melhores livros do ano. O PublishNews reuniu as listas neste artigo para você conferir.

O Suplemento Pernambuco publicou sua listagem de melhores obras de 2022 selecionadas por profissionais que colaboraram com o jornal durante o ano. Dentre os lançamentos de autoria estrangeira, empataram Saidiya Hartman, com Vidas rebeldes, belos experimentos, publicado pela Fósforo, e O pensamento hétero, de Monique Wittig publicado pela Autêntica. Via Ápia, da Companhia das Letras e escrito por Geovani Martins, foi o título nacional mais votado.

A Quatro Cinco Um publicou um listão com obras escolhidas por 78 de seus colaboradores. Entre os livros campeões em Ficção estão Quando deixamos de entender o mundo, de Benjamín Labatut, publicado pela Todavia; Solitária, de Eliana Alves Cruz, pela Companhia das Letras; e A cabeça do pai, também pela Todavia, escrito por Denise Sant’Anna.

As obras que encabeçaram os melhores em Não Ficção foram todas publicadas pela Fósforo: Vidas rebeldes, belos experimentos: histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais, de Saidiya Hartman; O acontecimento, da ganhadora do Nobel Annie Ernaux; e Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt, de organização de Paula Carvalho (org.). Mais categorias, como Poesia, Infantil, Literatura brasileira e Divulgação cientifica também estão presentes na lista.

O Globo enumerou os melhores livros de 2022 para dar de presente de Natal segundo os nove colunistas do Segundo Caderno. Entre os escolhidos, nomes como Annie Ernaux, Laurentino Gomes, Andrea del Fuego, Geovani Martins, Carla Madeira e Ailton Krenak.

O Estadão reuniu os melhores livros segundo os prêmios literários de 2022, constatando a falta de unanimidade nos prêmios deste ano, já que a lista é longa e variada. Para o Prêmio São Paulo de Literatura, Uma tristeza infinita (Companhia das Letras), de Antônio Xerxenesky, veio na frente; para o Jabuti, O som do rugido da onça (Companhia das Letras), de Micheliny Verunschk, levou o melhor romance. Além desses, a publicação A filha primitiva (Record) da colunista do PublishNews, Vanessa Passos, foi a escolha do Prêmio Kindle de Literatura.

Finalizando os nacionais, a Revista Bula listou os 10 melhores romances brasileiros de 2022. Enfatizando que ainda dá tempo de colocar a leitura do ano em dia, a redação da revista escolheu em primeiro lugar o livro A vida futura, de Sérgio Rodrigues, publicado pela Companhia das Letras. Também pela mesma casa editorial, segue O último endereço de Eça de Queiroz, de Miguel Sanches Neto. E, de novo, aparece o romance de Denise Sant’Anna, A cabeça do pai, publicado pela Todavia.

Nos destaques internacionais, o The Guardian enumerou as obras divididas por gênero, com várias listas paralelas e completas, abarcando categorias que vão desde Literatura infantil até Livros de Música e Culinária. Aqui vai o destaque para a lista de Ficção, com Shehan Karunatilaka e seu sucesso The seven moons of Maali Almeida; e para a biografia de Michelle Obama, The light we carry.

O The New York Times publicou uma lista de livros feita pelos seus colaboradores, que elegeram em conjunto os dez melhores títulos de 2022. Entre os livros de ficção, estão The candy house, de Jennifer Egan, vencedora do Pulitzer pelo livro A visita cruel do tempo, publicado no Brasil pela editora Intrínseca; Checkout 19, de Claire-Louise Bennett, ainda sem versão em português; Demon copperhead, de Barbara Kingsolver; The furrows, de Namwali Serpell; e Confiança, de Hernan Diaz, publicado aqui pela editora Intrínseca.

Para a lista de não ficção, An immense world: how animal senses reveal the hidden realms around us, do escritor Ed Yong; Stay true: a memoir, de Hua Hsu; Strangers to ourselves: unsettled minds and the stories that make us, de Rachel Aviv; Under the skin: the hidden toll of racism on American lives and on the health of our nation, de Linda Villarosa; e o livro We don’t know ourselves, de Fintan O’Toole, nenhum deles publicados no Brasil.

Por fim, a Amazon divulgou a lista de obras selecionadas para ocuparem o ranking de Melhores Livros de 2022 nos EUA. A escolha - que já virou notícia no PublishNews - foi feita pelos editores da própria Amazon a partir dos 100 Livros Mais Vendidos de 2022, e o ranking é dividido em categorias como mistério, memória, romance, infantojuvenil, história, culinária, entre outros. No ranking geral, o título Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã (Rocco), da escritora Gabrielle Zevin, ganhou o lugar mais alto no pódio. O segundo lugar ficou com Solito: A Memoir, de Javier Zamora. A medalha de bronze foi pro livro Stolen Focus: Why you can't pay attention – and how to think deeply again, de Johann Hari.

[22/12/2022 11:30:00]