Editores da Amazon escolhem Melhores Livros de 2022
PublishNews, Redação, 16/11/2022
O primeiro lugar na lista geral ficou com ‘Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã’, de Gabrielle Zevin, desbancando nomes de sucesso, como Stephen King

A Amazon anunciou na terça (15) a lista de obras selecionadas para ocuparem o ranking de Melhores Livros de 2022 nos EUA. A escolha foi feita pelos editores da própria Amazon a partir dos 100 Livros Mais Vendidos de 2022, e o ranking é dividido em categorias como mistério, memória, romance, infantojuvenil, história, culinária, entre outros.

No ranking geral, o título Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã (Rocco), da escritora Gabrielle Zevin, ganhou o lugar mais alto no pódio. O livro conta a história de dois amigos, Sam e Sadie, que se unem em uma parceria criativa na indústria dos videogames e acabam imersos às regras do jogo da vida real, um mundo que lhes traz fama, felicidade, tragédia, dúvidas e, de certa forma, imortalidade. De acordo com Al Woodworth, um dos editores da Amazon, “Depois de devorar este romance, você caminhará com passos firmes, coração cheio e a sensação de que este é um dos melhores livros sobre amizade que você já leu”.

O segundo lugar ficou com Solito: A Memoir, de Javier Zamora. O livro, ainda não publicado no Brasil, traz a história do poeta, que migrou de El Salvador para os Estados Unidos ainda criança, com toques de bravura e esperança. Erin Kodicek disse “Solito é uma daquelas raras leituras de não-ficção que coloca um rosto humano no debate sobre a imigração”.

A medalha de bronze foi pro livro Stolen Focus: Why you can't pay attention – and how to think deeply again, de Johann Hari, também não publicado no Brasil. “Basta dizer que a desintoxicação tecnológica de três meses de Hari e suas descobertas farão você imediatamente querer parar de navegar na Internet, parar de pensar em slogans e 280 caracteres e se engajar para que possamos enfrentar questões globais como pobreza, racismo, e mudanças climáticas. Este é um livro que todos deveriam ler”, disse Al Woodworth.

O quarto lugar ficou com o grande nome do terror, Stephen King, e seu lançamento Conto de fadas, lançado no Brasil pela Suma. Em quinto, Horse, de Geraldine Brooks; seguido de Carrie Soto está de volta (Paralela), de Taylor Jenkins Reid; Demon Copperhead, de Barbara Kingsolver, Our missing hearts, de Celeste Ng; The escape artist: The man Wwho broke out of Auschwitz to warn the world, escrito pelo jornalista Jonathan Freedland e, em 10ª lugar, Cidade em chamas (HarperCollins), de Don Winslow.

“Tivemos livros incríveis para escolher este ano”, disse Sarah Gelman, diretora editorial da Amazon Books. “Mas fazer com que nossa apaixonada (leia-se: opinativa!) equipe de editores concorde com um que eles amam é quase um milagre. Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã é esse milagre – um livro sobre as complexidades dos relacionamentos humanos, a importância da conexão humana, a inocência e o otimismo da juventude, nossa jornada com a tecnologia e as muitas nuances do amor.”

Para conferir todos os selecionados de cada categoria, clique aqui. Mais informações sobre os livros escolhidos, entrevistas com os autores e curadorias das categorias escolhidas podem ser consultadas no site da Amazon.

[16/11/2022 11:00:00]