'USA Today' pausa publicação da lista de mais vendidos e causa preocupação
PublishNews, Redação, 15/12/2022
Mercado editorial americano também viu nos últimos dias o fechamento da prestigiada revista 'Bookforum'

O jornal americano USA Today pausou a publicação de sua lista de livros mais vendidos – que era compilada desde 1993. O jornal disse à agência Associated Press que a lista entra em hiato pelo restante do ano e que alguma decisão será tomada em 2023.

A interrupção ocorre após cortes feitos pela Gannett, a maior empresa de jornais dos EUA e dona do USA Today e outros 200 veículos. Em agosto, houve um corte de 3% da força de trabalho (cerca de 400 funcionários). O New Media Investment Group, que controla a Gannett, pretende cortar o setor de notícias da empresa em até 6% para começar o ano.

A lista do USA Today contabiliza vendas de diferentes lojas, incluindo livrarias independentes e varejistas on-line, para juntar 150 livros mais vendidos a cada semana. A lista é considerada uma das melhores dos EUA por autores, agentes e editores, já que emprega metodologias diferentes das listas do New York Times e da Amazon, por exemplo.

Em outro movimento que pegou de surpresa o circuito literário americano, os editores da Bookforum anunciaram que a revista vai deixar de existir. A Bookforum foi criada em 1994 como um suplemento literário da revista Artforum, e desde 2005 era publicada cinco vezes por ano. O site da revista era conhecido pelo seu calendário de eventos literários, resenhas e a coluna de notícias Paper Trail. Entre os colaboradores já figuraram nomes como J.G. Ballard, Jennifer Egan e muitos outros.

“A Bookforum era uma revista rara e extraordinária”, escreveu a autora Moira Donegan no Twitter. “Um dos poucos lugares em que um jovem escritor poderia testar projetos ambiciosos, e um lugar que nunca me pediu para escrever mais simples, menos estranho, ou mais palatável”.

O fechamento ocorre poucas semanas após o encerramento da revista Astra, da editora Astra House, após apenas dois números lançados.

Os dois anúncios repercutiram muito mal na comunidade editorial dos EUA, segundo o Publisher’s Weekly. Uma editora independente, a Semiotext(e), respondeu ao anúncio nas redes sociais dizendo que poderia fechar também.

[15/12/2022 09:20:00]