
“Como autor e escritor, como leitor, estou sempre em lançamentos, visitando livrarias, conhecendo bibliotecas, descobrindo novos e incríveis espaços de cultura. E, claro, descobrindo personagens curiosos, vivendo histórias divertidas que contava para os mais próximos. A coluna será um espaço para compartilhar com os leitores este lado da cultura, o dia a dia, os bastidores", explica.
Fundador de diversas editoras independentes, entre elas a Rua do Sabão, Garzaro também já editou dezenas de livros. Seu primeiro romance, o infantojuvenil O Sorriso do Leão, teve os direitos vendidos para editoras de seis países, com traduções para o inglês, espanhol, turco e árabe. Este ano, lançou O guardião de nomes, que foi elencado como um dos melhores romances de 2022 pelo Suplemento Pernambuco.
Também consultor de literatura brasileira das editoras Interzona, da Argentina; Arlequin Ediciones, do México; e Corredor Sur, do Equador, Leo já teve alguns de seus contos publicados na premiada revista norte-americana Literal Latin Voices.
No PublishNews, foi o primeiro editor a escrever os tradicionais “diários do marinheiro de primeira viagem” três vezes: em Sharjah, Londres e Frankfurt. “O PublishNews é uma referência absoluta no meio editorial. Antes de pensar em me tornar editor, de publicar o primeiro livro, eu já era um leitor assíduo do site. É rotina obrigatória ler a newsletter com atenção. Encontro sempre informações e dicas preciosas. Ter um espaço no site, assinar uma coluna regular, é uma honra”, disse animado ao PN.
Em sua primeira coluna, Leo resgata na memória a sua primeira visita a uma biblioteca e os livros que mercaram sua infância. “Se a memória não me engana, foi seguindo a professora Marieliz, na companhia de outros 30 alunos, que debutei, conduzido para um passeio no qual me mostraram estantes de livros, mesas de estudo, uma jovem bibliotecária e o cartão que deveríamos rechear com empréstimos e restituições no prazo”, escreve.
Clique aqui para ler o texto na íntegra.