Publicidade
Publicidade
Vender diminui a qualidade literária do livro?
PublishNews, Vanessa Passos, 29/11/2022
Nem todo livro que vende e tem sucesso de público necessariamente teve um trabalho cuidadoso com o texto, mas fazer disso a regra é consolidar um elitismo que não leva a lugar nenhum

A palavra vender, para os escritores, é comumente evitada, porque vender livros é, naturalmente, uma ação comercial, e o termo comercial tira a literatura da esfera do sagrado, da ideia do escritor distante, um ser iluminado e numa torre de marfim. Mas não é isso que de fato precisamos?

Explico. Em Profanações, Giorgio Agamben fala que profanar significa tirar da espera do sagrado e trazer para o cotidiano, o uso comum. E isso não é maravilhoso? Por muito tempo, a escrita e a leitura foram consideradas elitistas, para poucas pessoas. Mas profanar, ou seja, naturalizar esses processos só contribui para a acessibilidade do livro e da formação leitora.

Eu, como escritora, também já evitei a palavra vender. Como eu poderia concordar em profanar algo sagrado como os (meus) livros? Algo que tanto valorizo? Mas foi Agamben que me abriu os olhos para entender que profanar é tornar acessível. E passei a perceber que vender livros não precisa ser visto com maus olhos. É uma ação fundamental, não só para mim como escritora, mas para toda a cadeia do livro: revisores, preparadores de texto, diagramadores, ilustradores, capistas, editoras, livrarias, livreiros.

Nao se trata apenas de números. Mas saber que por trás dos números existem pessoas lendo é incrível. Itamar Vieira Jr. vendeu mais de 400 mil exemplares do seu livro Torto Arado. Carla Madeira alcançou a marca de 100 mil livros vendidos. Por que então não deveria me orgulhar de esgotar a primeira edição em menos de 2 meses do meu romance A filha primitiva, vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2021, e do Prêmio Jacarandá 2022, na categoria Autora Revelação?

Embora eu comumente escute ou veja críticos revirando os olhos para autores bestsellers, vender livros não diminui a qualidade literária de um texto. Sei que nem todo livro que vende e tem sucesso de público necessariamente teve um trabalho cuidadoso com o texto. Mas fazer disso a regra é alimentar essa mentalidade que tem aversão à venda de livros e consolidar um elitismo que não leva a lugar nenhum.

Desejo (e trabalho fortemente para isto) que meu livro venda muito. Isso significa que pessoas estão lendo e, como Todorov dizia: a literatura é uma das artes que mais possibilita que o ser humano possa se colocar no lugar do outro. Como escrevi na coluna anterior, para mim, o escritor é também um agente de cultura, e se isso inclui vender e divulgar o meu livro dentro e fora das redes sociais, é exatamente isso que vou fazer.

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.

Publicidade
Leia também
Novo romance de Giovana Madalosso é sobre parar (tão difícil hoje no mundo em que vivemos) e, mesmo assim, continuar
Estreia de Evelyn Blaut é uma travessia poética pelos escombros do luto, mas também uma cartografia das casas que carregamos dentro
Em novo texto, Vanessa Passos discorre sobre a força do romance de Anna Maria publicado pela Quelônio
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Finalista do Prêmio Literário Voz, Valeria Macedo nos entrega um romance delicado e necessário, que atravessa gerações com voz firme e comovente
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em seus livros, autora compartilha trajetória pessoal e apresenta a Escrita Sistêmica, abordagem que une técnica, autoconhecimento e acolhimento
Em 'A dama perfeita', ​Karine Heid apresenta uma trama envolvente com diálogos afiados, tensão irresistível e personagens que se enfrentam como iguais, mesmo em um cenário repleto de regras sociais e aparências
Estou fazendo mais esforço para conjurar esse feitiço de palavras para envolver leitores, para fazer eles se sentirem como se estivessem visceralmente lá.
Allan Moore
Autor estadunidense

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar