Publicidade
Publicidade
Carla Amorim Neves Gonçalves transforma bloqueio criativo em método para encontrar histórias e vozes
PublishNews, Redação*, 13/08/2025
Em seus livros, autora compartilha trajetória pessoal e apresenta a Escrita Sistêmica, abordagem que une técnica, autoconhecimento e acolhimento

A frustração de não conseguir concluir um texto, aprovar uma publicação científica ou simplesmente colocar no papel o que se deseja comunicar foi, por muito tempo, a realidade da professora e pesquisadora Carla Amorim Neves Gonçalves. Como docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ela viveu na pele o impacto do bloqueio criativo: tristeza, hipertensão e baixa autoestima. Foi dessa experiência que nasceu a Escrita Sistêmica, método que une ferramentas práticas e reflexões profundas para ajudar escritores — e qualquer pessoa que precise se expressar — a vencer a chamada síndrome da página em branco.

Essa jornada pessoal e profissional deu origem a seus dois primeiros livros: A síndrome da página em branco e Prazer em escrever: guia para escritores iniciantes. Lançadas durante a Flip 2025, as obras oferecem um passo a passo para quem quer escrever mas enfrenta insegurança, autocrítica excessiva, falta de disciplina ou simplesmente não sabe por onde começar.

Mais do que guias técnicos, os livros são convites ao autoconhecimento. Carla propõe ao leitor identificar se seus bloqueios têm origem em questões de organização e comportamento ou se estão ligados a memórias e crenças inconscientes herdadas. Ao trazer essas histórias à consciência, ela acredita que é possível dissipar barreiras e abrir espaço para que cada pessoa coloque sua mensagem no mundo.

O método, que já havia sido apresentado no formato digital em 2022 e se tornou campeão de vendas na Amazon Brasil, valoriza a singularidade de cada voz e reafirma que “não existe uma única vida na Terra cuja história não valha a pena ser contada”.

Gaúcha de Rio Grande (RS), Carla Amorim Neves Gonçalves é bióloga, doutora e professora universitária há mais de 20 anos. Apaixonada por leitura e escrita, decidiu trilhar um caminho de reconexão com sua essência, unindo ciência, sensibilidade e prática literária. Em seu trabalho, busca inspirar e apoiar novos escritores e comunicadores a vencer bloqueios e a encontrar prazer no ato de escrever.

A síndrome da página em branco
Autora: Carla Amorim Neves Gonçalves
Páginas: 207
Onde comprar: Amazon

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Neste guia, o leitor vai descobrir como montar um confinamento de gado de pequeno porte e transformar sua propriedade rural em uma fonte de renda extra ou principal
25 contos de 'Coisas peculiares para saber no Natal' falam sobre as complexidades da sociedade
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Não existe essa coisa de livro moral ou imoral. Um livro é bem ou mal escrito, e isso é tudo.
Oscar Wilde
Poeta e dramaturgo irlandês
(1856-1900)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar