Apanhadão: Flip domina as manchetes
PublishNews, Redação, 21/11/2022
Além da Festa, outros destaques foram para a possível diminuição na aquisição de livros didáticos pelo governo federal e o prelo das editoras

Na semana da Flip, o assunto não tinha como sair de Paraty. Percorrendo as ruas de pedras da cidade fluminense, os principais jornais noticiaram desde a programação da Festa até os principais autores que estarão presentes na programação da cidade.

O Estadão destacou o ator e escritor Lázaro Ramos, uma das atrações da Festa neste ano. O escritor lançará seu primeiro livro de literatura juvenil em Paraty, intitulado Você não é invisível. O título conta a história de dois irmãos, Carlos e Sofia, isolados por uma pandemia e com dificuldade de comunicação. Por meio da escrita e de uma narrativa interativa, com QR Codes, playlists e ilustrações, o autor fala sobre ética, identidade e autoestima.

A Folha falou de sua casa na festa, a Casa Folha. No décimo ano seguido de participação do jornal, as atrações prometem reunir encontros do jornalismo cultural, além de escritores e intelectuais de relevância internacional. Nomes como Camila Sosa Villada, escritora argentina, Chico Felitti, jornalista e autor, Antonio Prata, que relembra as crônicas de publicou pelo jornal, Itamar Vieira Junior, escritor do sucesso Torto arado, e Lázaro Ramos, com seu lançamento voltado ao público jovem.

O Globo fez questão de destacar, em três matérias diferentes, as principais informações da Flip. A primeira matéria foca nos principais nomes da Festa, além do significado econômico e cultural da edição deste ano, com orçamento de R$ 6 milhões. A segunda matéria destacou a programação principal do evento na íntegra. E, por fim, Ancelmo Gois falou da representatividade na festa, que terá canto e percussão do Bumba Meu Boi nas ruas de Paraty, e também deu destaque à participação de Itamar Vieira Junior na Flip.

Além da Flip, outras pautas também foram manchete durante o final de semana. Na Folha, o aniversário de 120 anos de Carlos Drummond, que seria comemorado no último 31 de outubro, foi o tema da coluna de Tom Farias, jornalista e escritor. O autor de Carolina, uma biografia e o romance A bolha trouxe em texto sua relação com as obras do poeta mineiro.

O Globo noticiou que Chico Buarque receberá o Prêmio Camões, que ganhou no ano de 2019, em cerimônia em Portugal, durante sua turnê em 2023. O prêmio em dinheiro já foi entregue ao cantor e compositor, mesmo sem assinatura de Jair Bolsonaro, já que tradicionalmente os presidentes do Brasil e de Portugal assinam a honraria.

A coluna de Ancelmo Gois trouxe anúncio de alguns lançamentos, como Ender e o Brasil, pela editora Capivara; um livro de Rubem Fonseca, o relançamento de O cobrador; a obra sobre meninas afegãs, assinada por Adriana Carranca; o autor Autran Dourado, que será lançado na Grécia e na Holanda; e a novela de Ana Maria Machado, que sairá na Macedônia.

O Valor novamente apostou no combo cultura + economia. Com uma matéria geral sobre as novidades na cultura, o parágrafo sobre o mercado editorial e a compra de livros didáticos pelo governo se destacou. Há preocupação da Abrale e da Abrelivros sobre o possível corte de R$ 160 milhões em materiais educacionais, que tramita no Senado federal.

Além disso, o Valor também trouxe à pauta escritora francesa Annie Ernaux, que estará na Flip na edição deste ano, com uma resenha crítica ao livro O jovem.

Como destaque internacional, o The Guardian trouxe a ‘guerra das palavras’, destacando as habilidades de narrativa do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Os discursos do político renderam uma publicação, com nome original de A message from Ukraine: speeches 2019-2022.

Tags: Apanhadão
[21/11/2022 10:00:00]