Imani Perry e Tess Gunty entre os vencedores do 73ª National Book Award
PublishNews, Talita Facchini, 17/11/2022
Cerimônia premiou ainda Art Spiegelman, autor de 'Maus' com o prêmio honorário, Sabaa Tahir na categoria juvenil pelo livro 'Toda a minha ira', e a argentina Samanta Schweblin

O National Book Awards anunciou na noite de quarta (16) os vencedores da sua 73ª edição em uma cerimônia presencial e com transmissão on-line.

Imani Perry
Imani Perry
A escritora americana e professora de estudos afro-americanos em Princeton, Imani Perry, venceu na categoria de Não Ficção com a obra South to America: A journey below the Mason-Dixon to understanding the soul of a nation, no qual ela viaja para o sul do Estados Unidos, onde nasceu, para examinar raça, cultura, política e identidade. “Eu escrevo para meu povo. Escrevo porque nós, filhos dos feridos de chicotadas, estrangulados por cordas, baleados, profanados, ainda estamos aqui, de pé”, disse Perry em seu discurso de agradecimento.

O prêmio de Ficção ficou com Tess Gunty e seu romance de estreia The rabbit hutch, que se passa ao longo de uma semana de verão em um complexo habitacional de baixo custo em uma cidade fictícia de Indiana. A obra é descrita ainda como um retrato “selvagemente bonito e mordazmente engraçado da América contemporânea, um conto lindo e provocativo de solidão e saudade, aprisionamento e, finalmente, liberdade”.

Outro importante prêmio da noite, a Medalha de Contribuição Distinta para as Letras Americanas, um “lifetime achievement” já entregue para nomes como Toni Morrison e Ursula K. Le Guin, este ano foi para Art Spiegelman, autor de Maus, história em quadrinhos vencedora do Prêmio Pulitzer sobre como seus pais sobreviveram a campos de concentração. A obra chegou a ser retirada de algumas escolas americanas.

Este ano, Spiegelman lançou Metamaus, publicada por aqui pela Quadrinhos na Cia. O livro destrincha todo o processo criativo por trás do seu quadrinho célebre.

A censura aos livros nos EUA pautou toda a cerimônia do National Book Awards. Ao receber o Prêmio Literário por Contribuição Excepcional para a Comunidade Literária Americana, Tracie D. Hall, diretora executiva da American Library Association, pediu: “Por favor, por favor, se oponham a este esforço para limitar o acesso à leitura. Lembre-se: pessoas livres leem livremente”. O seu prêmio foi entregue por Ibram X. Kendi, autor de Como ser antirracista (Alta Cult), obra também banida do país.

Ainda entre os premiados estão John Keene por Punks: New and selected poems, na categoria Poesia; e Sabaa Tahir na categoria Juvenil pelo livro Toda a minha ira (Verus). Em seu discurso, Tahir lembrou que é a primeira mulher muçulmana e paquistanesa a receber o prêmio.

Por fim, a escritora argentina Samanta Schweblin ganhou o prêmio de Literatura Traduzida pela obra Seven empty houses, que foi traduzido por Megan McDowell. No Brasil, o conto faz parte do livro Pássaros na boca e Sete casas vazias, publicado pela Todavia com tradução de Joca Reiners Terron.

[17/11/2022 08:40:00]