Três perguntas do PN para Cristiane Gomes, da Bookwire
PublishNews, Guilherme Sobota, 16/11/2022
Especialista em divulgação no mercado editorial e head de marketing na Bookwire, a publicitária é uma das convidadas da Casa PublishNews na Flip 2022

Especialista em divulgação no mercado editorial e head de marketing na Bookwire, a publicitária Cristiane Gomes é uma das convidadas da Casa PublishNews na Flip 2022: ela media um encontro na quarta-feira (23), às 17h40, com Isadora Cal (Data Analysis Manager da Bookwire), Anna Clara Gobatto (coordenadora de redes sociais e digital da Editora Planeta) e Bárbara Bressanin (analista de relacionamento com editoras da Árvore). O assunto: "Marketing de conteúdo digital: os segredos para alavancar seu negócio".

Cristiane diz ao PublishNews que não existe uma fórmula mágica, mas que a proposta é compartilhar boas práticas e a experiência das convidadas. “O ‘como fazer’ é mutável, mas o ‘fazer’ é indispensável”, comenta, nesta entrevista em que antecipa alguns dos assuntos sobre os quais falaremos na mesa.

A Casa PublishNews volta à Festa Literária Internacional de Paraty como parceira oficial do evento. De 23 (quarta-feira) a 26 de novembro (sábado), um sobrado à Rua Tenente Francisco Antônio, 300 – a chamada Rua do Comércio –, será palco de uma série de conversas a respeito da indústria do livro no Brasil e no exterior. Entre os temas a serem discutidos estão o futuro da Lei Cortez e do preço do livro no país, a indústria livreira como agente de inclusão e diversidade e as novidades no setor de audiolivros. Clique aqui para ver a programação completa da Casa PN na Flip 2022.

Cristiane Gomes é head de marketing na Bookwire e estará na Casa PublishNews da Flip 2022
Cristiane Gomes é head de marketing na Bookwire e estará na Casa PublishNews da Flip 2022
PublishNews – As redes sociais seguem sendo atualmente a principal forma de mobilização em se tratando de marketing digital no mercado editorial? De que forma, por exemplo?

Cristiane Gomes – Creio que são sim uma excelente forma de conexão com o público leitor, seja por parte da editora, seja pela dos autores. Os leitores tendem a seguir as páginas que têm maior sinergia com suas leituras e, neste sentido, fazer um trabalho de comunicação claro é, sem dúvida, um caminho assertivo para que eles saibam dos lançamentos e campanhas promocionais. Ressalto ainda a importância de envolver os autores nas estratégias, usando, por exemplo, promoções ou cupons de desconto, para sorteios em suas lives ou palestras. O “como fazer” é mutável, mas o “fazer” é indispensável. Desta forma, vale entender a quem sua obra se destina e usar as redes sociais a seu favor, seja Instagram, Facebook ou mesmo o fenômeno TikTok.

PN – Já é possível medir ou tirar algumas conclusões sobre o impacto da pandemia no mercado digital? Houve crescimento ou mudanças significativas neste período?

CG – Sem dúvida tivemos mudanças, comentado recentemente no artigo de junho deste ano sobre Digital Consumer Book Barometer, realizado pela Bookwire e pelo consultor Rüdiger Wischenbart, que aponta não só o crescimento de consumo dos livros digitais, mas uma alteração significativa neste hábito de consumo, onde muitos deixaram de fazer suas compras no tradicional modelo de venda à la carte e passaram a usufruir de modelos alternativos de assinaturas, streaming e bibliotecas digitais.

PN – A mesa que você vai mediar na Casa PublishNews na Flip se chama "Marketing de conteúdo digital: os segredos para alavancar seu negócio". Você pode compartilhar um desses segredos conosco por aqui?

CG – O nome da mesa é intencionalmente forte para que as pessoas, de alguma forma, fiquem curiosas. Mas, receio decepcionar e dizer que não existe uma fórmula mágica. A proposta é compartilhar boas práticas e muito da experiência das queridas Isadora Cal, minha par na Bookwire, Anna Clara Gobatto, da Planeta de Livros, e Bárbara Bressanin, da Árvore. Nossa ideia é fazer com que as editoras tenham maior clareza de oportunidades e que, a partir desta troca, consigam implementar o que, de fato, fizer sentido dentro da sua realidade.

[16/11/2022 10:30:00]