Publicidade
Publicidade
É sobre áudio, mas você tem SE ouvido?
PublishNews, Andre Palme, 31/10/2022
Em seu último artigo de 2022, Andre Palme convida o leitor a refletir sobre a importância de também se ouvir

Meus textos são sempre sobre áudio, conteúdo, tecnologia, inovação, multiformatos… É sobre isso que amo escrever e conversar e minha carreira tem sido pautada nesses assuntos.

Mas neste artigo - acho que é o clima reflexivo que sempre aparece no final de cada ano - não quero falar de modelos de negócio, formatos ou qualquer outra coisa profissional… Quero falar de áudio sim, mas de ouvir, SE ouvir.

Vocês também sentem que essas pausas para se ouvir têm se tornado mais raras? A gente tem uma rotina tão corrida, tão cheia de tarefas, que sobra - ou será que priorizamos errado - pouco tempo para parar e se ouvir.

Mas acho que já que esse espaço é sobre áudio, sobre ouvir conteúdos, seria legal a gente falar sobre a necessária pausa para olhar pra dentro e se ouvir.

Então, em primeiro lugar, bora parar agora alguns segundos e só nos ouvir! 1, 2, 3 e já!

É difícil né, já vem um monte de coisas na cabeça: tarefas, boletos, compromissos. Se não é algo de dentro da cabeça, tem alguma música rolando ou mesmo um podcast. A questão é que a gente perdeu - ou está perdendo - a capacidade de, como ouvi em um treinamento aqui no Skeelo outro dia, a capacidade de fazer pausas e administrar o microtédio. Qualquer pausa é logo preenchida com algo. A maioria das vezes o celular.

Mas a gente precisa - é um esforço diário - parar e se ouvir. Entender se estamos deixando nosso coração falar ou se só estamos pulando de uma tarefa para outra, quase como se fôssemos um mecanismo. Mas como diz meu terapeuta, a questão é que somos um organismo e, como todo organismo a gente precisa de alternância, oscilação, pausa. Só assim a gente consegue entender se tá no caminho certo, se precisa fazer algum ajuste e aí então seguir em frente… Forte, firme e feliz.

Nem sempre é fácil, claro, cada um tem sua jornada e seus desafios. Mas é muito importante parar, nem que sejam dois minutos, uma vez por dia… pra não ouvir nada que não seja você mesmo.

Tenho me policiado muito para alternar entre momentos de foco e execução e momentos de pausa, para analisar, refletir e aí respirar e voltar a executar. Essa oscilação é um remédio maravilhoso - não o único - para evitar uma rota de colisão com o esgotamento e o burnout.

Então esse texto, o último do ano antes de uma pausa necessária para recarregar as ideias e voltar em 2023 a falar de negócios, modelos, novidades, inovações e tudo mais que sempre falo por aqui é um convite a ouvir… não um audiobook, um podcast ou um audiodrama… mas o seu coração. Porque ele sempre vai ter a melhor história pro que mais interessa pra você no final do dia: a sua vida e o que você faz dela :)

Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo e atua também como empreendedor, consultor, professor e podcaster, além de colunista e palestrante.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Em novo artigo, André Palme fala sobre o poder e a importância da comunidade e como ter pessoas engajadas com seu conteúdo pode fazer a diferença
Em novo artigo, Palme explica que o acesso global não significa automaticamente consumo global e que é preciso mais do que isso para que um conteúdo faça sucesso em diversos lugares do mundo
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos
Em novo artigo, André Palme fala sobre as desvantagens que enxerga na nomeação de conteúdos em áudio de maneira tão rígida e das divisões que acabam sendo criadas entre audiolivros e podcasts
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
O meu modo de encarar a literatura é esse: é dizer o que não é dito em sociedade.
João Gilberto Noll
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar