Morre Peter Robinson, criador do detetive Alan Banks
PublishNews, Redação, 10/10/2022
Escritor britânico cultuado entre os fãs de romances policiais tinha 72 anos e deixa uma obra vasta, como muitos romances protagonizados pelo inspetor-chefe Banks; o autor vendeu 10 milhões de livros

Peter Robinson | © Divulgação
Peter Robinson | © Divulgação
O britânico Peter Robinson, autor de romances policiais que venderam mais de 10 milhões de exemplares pelo mundo, teve sua morte anunciada no final de semana. O autor, nascido em Leeds, no Reino Unido, tinha 72 anos e morava no Canadá. A causa da morte não foi revelada. Um comunicado detalha apenas que o autor atravessou um breve período doente antes de morrer.

O romancista era mais conhecido por seus romances protagonizados pelo inspetor-chefe e detetive Alan Banks. Ele lançou seu primeiro romance com o personagem em 1987, que teve aceitação imediata do público.

Robinson escreveu também romances afastados do ambiente policial, contos e poemas ao longo de sua carreira, mas todos esses trabalhos ficaram sempre à sombra do sucesso de Alan Banks. Os casos desvendados pelo herói foram adaptados numa série de TV exibida entre 2011 em 2017, com o ator Stephen Tompkinson personificando o personagem.

Depois de estudar literatura inglesa na Universidade de Leeds, Robinson emigrou para o Canadá, onde viveu na área de Toronto. Apesar de deixar Yorkshire para trás, grande parte da escrita de Robinson estava profundamente enraizada na região, com a criação da cidade fictícia de Estavale, propondo uma convivência entre a beleza natural dos campos e a pobreza e o crime no ambiente urbano.

Vários livros de Robinson são encontrados em traduções para edições brasileiras. Alguns deles, aclamados pelos fãs, fazem parte da Coleção Negra, da Record, dedicada a romances de crime, como Caso estranho, Pedaço do meu coração, Brincando com fogo, A amiga do diabo e, o mais consagrado de todos, Perto de casa.

Tags: policial, Record
[10/10/2022 11:00:00]