A zona franca do livro de Sharjah após cinco anos de história
PublishNews, Talita Facchini, 07/10/2022
A Sharjah Publishing City, primeira zona franca do mundo focada na indústria global de impressão e publicação, elenca suas conquistas cinco anos depois da sua inauguração

Sharjah Publishing City | © Divulgação
Sharjah Publishing City | © Divulgação

Em 2017, como parte dos inúmeros investimentos feitos na cultura e literatura, o emirado de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, inaugurou a Sharjah Publishing City (SPC), a primeira zona franca do mundo focada na indústria global de impressão e publicação, além de promover o empreendedorismo.

Em um projeto grandioso, o espaço de mais de 19 mil m² abriga diversos editores, distribuidores e impressores internacionais que buscam espaço e melhores oportunidades para expandirem seus negócios.

Em cinco anos de atividade, a Sharjah Publishing City já tem uma lista de objetivos alcançados. Oferecendo serviços que vão além do mercado editorial, de 2020 para cá, a SPC passou de 188 empresas, para mais de 5 mil até o momento. Quando o assunto é o mercado editorial, atualmente empresas de 106 países e de diversas áreas do setor operam seus negócios no espaço. “Essa conquista se deve em grande parte ao nosso cronograma operacional incomparável. Uma nova licença comercial pode ser emitida na zona franca em apenas 45 minutos. Além disso os novos inscritos conseguem obter sua residência nos Emirados Árabes Unidos em apenas cinco dias úteis”, explicou Salim Omar Salim, diretor da SPC, em entrevista ao PublishNews.

Salim Omar contou ainda, que a zona franca já atraiu mais de 200 editoras e que a pandemia teve um papel relevante. “No período pós-pandemia, a SPC Free Zone testemunhou um aumento incrível no número de empresas iniciando seus empreendimentos em nossas instalações. Isso é promissor para o futuro da Zona Franca SPC, bem como para a economia do conhecimento no país”, comentou.

Focada na indústria global, Salim Omar divulgou ainda que editoras de mais de 36 nacionalidades estão a bordo da SPC. Mais de 85% dos editores são internacionais e apenas cerca de 15% são dos Emirados Árabes Unidos. “Esses editores se beneficiam da combinação de instalações de infraestrutura modernas na SPC Free Zone, incluindo coworking, varejo, armazenamento e escritórios comerciais. Os investidores também podem maximizar suas oportunidades sob os processos simplificados de configuração de negócios e ofertas sob o ambiente regulatório favorável aos negócios de Sharjah, reconhecido mundialmente”, explica o diretor.

Salim Omar Salim deu ainda um panorama geral sobre a zona franca, explicou sobre os serviços oferecidos no espaço, sobre a chegada do Ingram Content Group, com sua tecnologia de impressão sob demanda, e sobre os próximos planos da Sharjah Publishing City. Confira a seguir.

PublishNews - Como os editores se beneficiaram dos serviços oferecidos pela SPC Free Zone até agora?

Salim Omar Salim, diretor da SPC | © Divulgação
Salim Omar Salim, diretor da SPC | © Divulgação
Salim Omar Salim - Como o primeiro hub de publicação, impressão e negócios afins, criamos uma plataforma unificada para que os editores concluam todas as atividades de tradução, publicação e distribuição. Nossos serviços e infraestrutura avançados também estão criando um ecossistema capacitador para os editores criarem e venderem local e internacionalmente.

Nossas afiliações e parcerias com entidades governamentais e privadas criaram oportunidades valiosas de crescimento para empresas e aumentaram a exposição de mercado para editores. Trabalhamos em estreita colaboração com a Sharjah Book Authority (SBA) e participamos de eventos anuais, como a Feira Internacional do Livro de Sharjah, para fazer contatos e obter acesso a uma ampla gama de partes interessadas globais no setor de livros.

No ano passado, a SBA anunciou uma parceria com a empresa de impressão sob demanda do Ingram Content Group, Lightning Source LLC, para permitir que as empresas na zona franca se beneficiem de serviços avançados de impressão sob demanda. Isso abriu as portas para oportunidades significativas de expandir o acesso a livros e conteúdo e alcançar os mercados asiático e africano mais rapidamente e com custos mais baixos.

PN - Ainda sobre a chegada do Ingram Content Group, como a empresa e a tecnologia Lightning Source já ajudaram os editores até o momento?

SOS - Em novembro de 2021, a SBA anunciou uma joint venture com a Ingram para operar o primeiro serviço de impressão sob demanda em larga escala no Oriente Médio e Norte da África aqui na SPC Free Zone.

O lançamento do Lightning Source Sharjah oferece um serviço superior de impressão e distribuição para editores e canais de varejo na região do Golfo e no Oriente Médio. Os editores podem atender à crescente demanda do consumidor na região de forma significativamente mais rápida e eficiente por meio do acesso à robusta rede de distribuição global da Ingram, de mais de 40 mil varejistas, bem como a bibliotecas, escolas e universidades.

Equipado com tecnologia de primeira linha e inovações de publicação digital, a instalação na zona franca tem a capacidade de processar e enviar rapidamente pedidos de impressão sob demanda e ajuda os editores a equilibrar e gerenciar efetivamente a demanda do consumidor, distribuições acessíveis e tiragens. Também reduz os desafios associados à estimativa da demanda por títulos e ao dimensionamento eficiente dos volumes de impressão.

Com o Lighting Source Sharjah, os editores podem mostrar os livros como disponíveis para encomenda antes mesmo de serem impressos. Somente quando o livreiro ou a biblioteca faz um pedido é que o livro é impresso. O editor recebe o pagamento pela venda, liberando seu fluxo de caixa para se concentrar no que faz de melhor – criar conteúdo incrível. A instalação de Sharjah tem capacidade para processar pedidos de impressão sob demanda em 24 horas e pode enviar para destinos selecionados em 48 horas.

Os varejistas da região estão usando cada vez mais o Lightning Source Sharjah para atender à demanda local. Atualmente, mais de 50 editores regionais estão usando o serviço, e a demanda está aumentando continuamente. Editoras regionais de prestígio, como a Obeikan, uma das maiores do Oriente Médio, estão usando esse serviço para atender à demanda local e global.

PN - Quais são os próximos planos da Sharjah Publishing City? Como você planeja crescer e alcançar novos mercados tendo em mente a sustentabilidade do setor editorial?

Nossa visão, focada para se tornar a zona franca líder mundial na promoção do empreendedorismo, é construída sobre os valores de excelência e compromisso, transparência, credibilidade e entrega de serviços acessíveis.

Priorizamos o empreendedorismo e incentivamos empreendedores com ideias e conceitos únicos e sustentáveis a iniciarem seus negócios na zona franca. Nossa plataforma de suporte e esforços contínuos na atualização de nossos serviços, por meio da adaptação das mais recentes tecnologias, estão permitindo ainda mais a entrada e expansão de players do setor na região MENA.

Os pacotes atraentes que a SPC Free Zone oferece, juntamente com escritórios e armazéns mobiliados e não mobiliados, ajudaram as empresas a lançar, crescer e prosperar. Nosso sistema digital sem papel, associação com fornecedores líderes, pacotes econômicos e ofertas VIP também criam um ecossistema propício para que empreendedores e investidores floresçam e cresçam.

Continuamos comprometidos em fornecer oportunidades estratégicas para acelerar as ambições empresariais do setor editorial na região e prevemos um futuro promissor para nossos stakeholders e também para o crescimento sustentável da zona franca.

Tags: Sharjah 2022
[07/10/2022 09:00:00]