20ª Primavera dos Livros começa nesta sexta
PublishNews, Redação, 05/10/2022
Antes da abertura do evento, que oferece ao público uma série de exposições e debates e livros de mais de 100 editoras, nesta quinta (06), às 9h, a Libre também realiza a 5ª edição do Dia do Editor, aberto ao público

Após dois anos de recesso por causa da pandemia de Covid-19, a Libre – Liga Brasileira de Editoras traz de volta a Primavera dos Livros, de 07 a 09 de outubro (sexta a domingo), nos Jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro / RJ).

Mas, antes do evento começar, a Libre realiza nesta quinta (06) a 5ª edição do Dia do Editor. A partir das 9h, no Espaço Educativo do Museu da República, a programação organizada pelas editoras Camila Perlingeiro (mapa lab), Lara Kouzmin-korovaeff (Semente Editorial), Lizandra Magon (Jandaíra) e Raquel Menezes (Oficina Raquel) trará reflexões sobre os modelos de negócios atuais que possibilitem a ampliação de atuação de pequenas editoras em outras áreas do negócio do livro. O objetivo é promover uma rica troca entre os editores a partir das vivências de erros e acertos e experiências em diversas áreas.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento terá na pauta discussões sobre o mercado editorial e a evolução dos modelos de negócios, a compra e venda de direitos a distribuição de livros no exterior, a crise dos insumos e a sustentabilidade do negócio das pequenas tiragens, a monetização da editora para além da venda de livros em livrarias e ainda um bate-papo sobre editais e vendas governamentais. O Dia do Editor termina às 17h30 com um happy hour.

Para participar é preciso se inscrever clicando aqui.

No dia seguinte, a 20ª Primavera dos Livros começa tendo como tema central as Mulheres na política e trazendo para a sua programação uma série de exposições e debates sobre a importância das mulheres na política de forma ampla. O evento passa a integrar o Calendário Oficial da Cidade.

A escritora Julia Lopes de Almeida (1862-1934) será homenageada nesta edição do evento. Julia foi uma das principais autoras brasileiras dos séculos XIX e XX, desbravou um caminho antes dominado pelos homens e foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, embora não tenha sido permitido ingressar na ABL, por ser mulher.

Cerca de 100 editoras independentes de todo Brasil vão expor seus catálogos na cidade do Rio de Janeiro. A entrada na feira e a programação cultural são gratuitas e há descontos especiais para professores e para estudantes da rede pública de ensino mediante comprovação de vínculo.

A programação começa na sexta, às 18h, com a entrega do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra e uma mesa sobre a escrita afrofuturista por mulheres, com Sandra Menezes e Marina Ivo. No sábado, às 10h, o dia começa com o lançamento coletivo de autores da editora Ibis Libris e uma mesa sobre o protagonismo negro e a educação antirracista hoje.

A programação completa você confere aqui.

[05/10/2022 09:00:00]