Flip realiza debate e leituras de Clarice Lispector
PublishNews, Redação, 05/09/2022
Encontro transmitido no YouTube tem conversa entre a curadora da feira Fernanda Bastos e a biógrafa Teresa Montero, com leitura de textos pela atriz Maria Fernanda Cândido

Maria Fernanda Cândido | © Jairo Goldflus Divulgação
Maria Fernanda Cândido | © Jairo Goldflus Divulgação
Nesta segunda-feira (05), às 20h, Fernanda Bastos, uma das curadoras da 29ª edição da Feira Literária Internacional de Paraty - Flip, programada de 23 a 27 de novembro, vai conversar com a escritora Teresa Montero no canal do YouTube da feira. O tema: vida e obra de Clarice Lispector (1920-1957). Montero é autora de À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector (Rocco).

O evento vai apresentar textos de Clarice lidos por Maria Fernanda Cândido [foto] e será exibido posteriormente na Feira Internacional de Literatura de Berlim, que começa na próxima quarta-feira (07) e e se estende até o dia 17.

A gravação fará parte de uma programação dedicada a autores ucranianos. Clarice nasceu na Ucrânia e veio morar no Brasil antes de completar dois anos. A feira alemã convidou instituições de todo o mundo para a promoção de leituras e debates de textos relacionados à Ucrânia, como forma de chamar a atenção para os efeitos da guerra no país.

Os textos que serão lidos hoje à noite foram selecionados por Maria Fernanda Cândido. A atriz se prepara para estrear em novembro uma peça adaptada de contos da autora, fazendo a primeira montagem em Paris. A peça tem direção de Antônio Interlandi e dramaturgia de Catarina da Motta Brandão, e estreia no teatro parisiense L’Accord Parfait. No palco estarão Maria Fernanda Cândido e a pianista Sônia Rubinsky.

Os textos escolhidos para a leitura no encontro promovido pela Flip são extraídos dos livros Laços de família (1960), Onde estivestes de noite (1974) e A descoberta do mundo (1984). Essas obras, e todo o catálogo de Clarice Lispector, são publicados no Brasil pela Rocco.

[05/09/2022 09:00:00]