
O evento vai apresentar textos de Clarice lidos por Maria Fernanda Cândido [foto] e será exibido posteriormente na Feira Internacional de Literatura de Berlim, que começa na próxima quarta-feira (07) e e se estende até o dia 17.
A gravação fará parte de uma programação dedicada a autores ucranianos. Clarice nasceu na Ucrânia e veio morar no Brasil antes de completar dois anos. A feira alemã convidou instituições de todo o mundo para a promoção de leituras e debates de textos relacionados à Ucrânia, como forma de chamar a atenção para os efeitos da guerra no país.
Os textos que serão lidos hoje à noite foram selecionados por Maria Fernanda Cândido. A atriz se prepara para estrear em novembro uma peça adaptada de contos da autora, fazendo a primeira montagem em Paris. A peça tem direção de Antônio Interlandi e dramaturgia de Catarina da Motta Brandão, e estreia no teatro parisiense L’Accord Parfait. No palco estarão Maria Fernanda Cândido e a pianista Sônia Rubinsky.
Os textos escolhidos para a leitura no encontro promovido pela Flip são extraídos dos livros Laços de família (1960), Onde estivestes de noite (1974) e A descoberta do mundo (1984). Essas obras, e todo o catálogo de Clarice Lispector, são publicados no Brasil pela Rocco.