
No dia 18 de junho, a mesa "Romantasia: Romances que desafiam mundos", vai reunir Giu Domingues, Ariani Castelo, Fernanda Castro e Bianca Jung, com mediação de Íris Teles, para debater diferentes aspectos do gênero. Já no dia 21, na Praça Além da Página, FML Pepper, Karine Leôncio, Breno Reads e Mira Peco se reúnem com os fãs no painel "Romantasia: Encontro com os fãs". Entre as editoras que estão apostando no gênero, desde a montagem dos seus estandes até novos lançamentos na Bienal, estão a Record, Rocco, Globo Livros, o selo Suma (Companhia das Letras), Autêntica, HarperCollins, Buzz, entre outras.
A inclusão das mesas sobre o gênero na programação principal pela primeira vez e o interesse manifestado pelas editoras revelam algumas características da tendência – uma marca da entrada de autoras, de vez, no gênero fantasia, mais tradicionalmente associado a autores homens.
"A fantasia por si só cresceu muito dentro da literatura jovem adulta", explica Clara Alves ao PublishNews. "Houve aquela ascensão de Harry Potter, depois Crepúsculo, por exemplo, uma fantasia já com essa pegada do romance, e existe um consenso de como o romance não sai de moda. Então dentro da literatura jovem e adulta, vários gêneros abordam o romance de diferente de diferentes formas. Na medida em que a fantasia foi crescendo dentro desse público jovem, o romance teve um papel cada vez mais forte dentro dessas histórias. Ao mesmo tempo em que há um escapismo, uma sensação de sair da nossa realidade, isso é também uma forma de trazer uma identificação para a vida real, com sentimentos e emoções muito intensas. A romantasia nada mais é do que a junção desses dois gêneros".
A curadora conta que a ideia foi reunir autoras nacionais do gênero nos palcos da Bienal justamente para conversar sobre as condições de produção de romantasias brasileiras. "Essas quatro autoras trazem elementos muito distintos nas suas romantasias e consideramos que seria muito interessante conseguir botar elas para conversar e trazer essas diferentes aspectos do que é o gênero no Brasil e de como ele está crescendo dentro da literatura nacional", comenta.
Na literatura contemporânea como um todo, as redes sociais hoje exercem papel fundamental de construção de comunidades e divulgação de livros e eventos, principalmente quando se fala de público jovem. Mas para a curadora, dentro da fantasia em específico, essa interação ganha um outro aspecto. "Quando pensamos em mundos fantasiosos, normalmente acessamos aqueles leitores que gostam de entrar totalmente no mundo da ficção. Então, a gente fala com cosplay, com leitores que querem transformar aquele universo em algo real mesmo. Trazer isso para as redes sociais estimula que os leitores interajam de várias formas com a obra e entre si, tanto que as redes acabam sendo espécie de extensões desses livros".
Um dos aspectos destacados é também a identificação que o gênero pode causar em leitores e não leitores que gostam de fantasias e romances em outras mídias, como séries de TV, filmes e games. "Essas pessoas descobrem na literatura fantástica uma forma de entrar no universo da literatura, e acredito que por isso também o gênero vem ganhando tanta força entre os leitores e dentro do mercado", avalia Clara.
A editora do selo Harlequin, da HarperCollins Brasil, Julia Barreto, explica que o gênero não é novo, mas ganhou nova roupagem e fôlego. "Acho que é um interesse estimulado pelo mercado internacional, de onde acabamos importando muita coisa, inclusive tendências literárias. Felizmente, é um gênero flexível, que traz muita variedade em estilo e abordagem, e se encaixa muito bem em dois dos nossos selos: na Harlequin, focada em ficção comercial e, principalmente, livros de romance; e na Pitaya, onde podemos colocar romantasias voltadas para o público jovem adulto".
Autoras de romantasia na programação oficial da Bienal do Livro Rio 2025:
- FML Pepper: Precursora do gênero Romantasia no Brasil, Pepper é também pioneira no contrato de publicação híbrido no Brasil, única brasileira escolhida pela Amazon US dentre as doze personalidades femininas do mundo que fizeram diferença na literatura em 2015, 1º lugar geral em ficção juvenil na Amazon Brasil em 2016 e em 2017. A saga Não pare! alcançou o feito de permanecer por mais de três anos consecutivos entre o top 3 mais vendidos da sua categoria, teve mais de 15 milhões de leituras no Kindle Unlimited e 150 mil exemplares vendidos. O livro TREZE ficou entre os mais vendidos do Grupo Editorial Record nas últimas Bienais do Livro do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo publicado também pelo selo TopSeller (Editora 20/20) de Portugal. Acaba de lançar Deusa de Sonhos, livro 2 da trilogia Deusa de Sangue – cuja estreia foi a romantasia mais vendida no estande da Editora Planeta na Bienal do Rio em 2023.
- Giu Domingues é a autora de fantasia dos livros Luzes do Norte, Sombras do Sul, e Canção dos Ossos, que juntos já venderam mais de 60 mil cópias, todos publicados pela Galera Record.
- Ariani Castelo é graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como escritora e produtora de conteúdo. Seu romance de estreia, O abismo de Celina, vendeu milhares de exemplares, tornou-se um best-seller instantâneo na Amazon e esteve entre os títulos mais vendidos da Editora Rocco durante a Bienal do Livro de São Paulo.
- Bianca Jung é autora de fantasias e distopias para o público jovem adulto. Seu livro O veneno na montanha (Qualis) já conquistou milhares de leitores com uma energia sombria e personagens cativantes. Além dos livros, compartilha seu processo criativo no YouTube e em sua newsletter, aproximando-se do público e inspirando novos escritores. Atualmente, está trabalhando no seu terceiro livro, uma romantasia divertida que tem como foco a busca por uma cidade perdida.
- Fernanda Castro é autora, tradutora e preparadora de texto com experiência em várias casas editoriais. Publicou Mariposa vermelha (Suma), O fantasma de Cora (Gutenberg) e Lágrimas de carne (Editora Dame Blanche), além de ficções curtas em português e inglês. Mora em Recife. Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento.