Publicidade
Publicidade
IPs e APs expansíveis: mais formatos que trazem mais audiência
PublishNews, André Palme, 31/08/2022
Em novo artigo para sua coluna, André Palme fala de conceito e estratégias dos IPs e APs expansíveis e como tirar proveito disso

Com certeza você já viu em algum app de streaming a lista "livros que viraram filmes". Sei que você também já viu em alguma livraria um livro com a capa de alguma série, que dizia: livro que originou a série de sucesso na Netflix. Esse é o poder dos IPs.

Começando do começo, o que é um IP: uma propriedade intelectual (do inglês Intellectual Property) e que no nosso caso aqui trata-se de um conteúdo de ficção ou não ficção, originalmente lançado - às vezes pensado - em um formato específico.

Alguns IPs não são expansíveis, ou seja, não se adaptam da forma como foram concebidos a outro formato que não seja o original. Um exemplo bem claro: um livro de fotos. Ele poderia ser um e-book: sim (mas talvez não tenha a função de ficar na mesa de centro da sala), poderia ser um filme ou série audiovisual: vai ser chato e ficar parecendo uma apresentação de powerpoint, poderia ser um audiobook ou um podcast: quase impossível.

Já outros IPs podem ser expandidos para muitos outros formatos e é aí que a coisa fica interessante: primeiro porque você criador expande as possibilidades de monetização do seu conteúdo e a presença dessa mesma história em múltiplos players e plataformas; segundo porque com isso você alavanca audiência e potencializa acesso. Quer um exemplo bem famoso: Harry Potter. Um IP que nasceu livro, virou filme, e-book, audiobook, peça de teatro, produtos e muitas outras coisas. Assim como tantos outros, de Marvel a Turma da Mônica. Esse é o poder de uma grande história (voltando ao meu artigo do mês passado).

Existem cada vez mais exemplos, nacionais e internacionais de IPs expandidos. Existem muitos livros que se tornaram produções audiovisuais e muitos desses filmes ou séries acabaram por impulsionar a venda do livro. Não à toa é quase uma regra no mundo do livro que quando isso acontece (o livro virar filme ou série) a editora lança uma nova tiragem com a capa do filme ou série. Isso que a gente na indústria chama de crossmedia ou cross formats é algo que é bom pra todo mundo: pro criador, pras plataformas, pros consumidores.

E tem muita gente boa fazendo isso. A WIP por exemplo, do Bruno D'Angelo e do Pedro Pizzolato é uma empresa focada em gestão e expansão de IPs, o MM Izidoro faz isso com maestria (de HBO ao documentário do Emicida), as produtoras de filmes como a Brigitte Filmes e a RT Features cada vez mais bebem do áudio e dos livros como fonte de IPs pro audiovisual, a Globo faz isso muito bem também, por exemplo com o Caso Evandro, que nasceu podcast e virou série da GloboPlay… e por aí vai. Hollywood nem se fala :)

Então você, como criador e produtor, precisa sempre olhar para a expansão do seu IP. Do quanto aquela história pode caber em outros formatos, para chegar em outras audiências e multiplicar acesso e consumo.

Mas existe outra coisa que tem aparecido bastante também dentro dos players (principalmente de streaming e assinatura), um termo que acabei de inventar aqui e que vou chamar de AP expansível - poderia ser André Palme mas não é haha - ou seja, Audience Property (ou Propriedade de Audiência em tradução livre).

O que quero dizer com isso? Começamos essa semana com o Twitter e o YouTube deixando mais claros seus planos de incluir podcasts dentro dos seus apps, o Spotify já tem feito isso faz tempo… aqui no Skeelo também, começamos com e-books e hoje temos audiobooks e minibooks. Ou seja, uma plataforma constrói uma audiência em um determinado formato (no caso do YouTube os vídeos) e aí percebe que pode para essa mesma audiência introduzir outros formatos e aumentar consumo, seja como uma estratégia de retenção e aumento de uso do app, seja também para trazer mais audiência, já que agora além de assistir ao YouTube, você pode ouvir o YouTube. Foi exatamente esse caminho que o Spotify fez quando introduziu os podcasts para uma base de milhões de fãs de música… e que a Globo está fazendo no Fantástico ao introduzir um podcast sobre adoção de pets em um programa audiovisual assistido por milhões de pessoas.

Em um momento da indústria que a disputa é cada vez mais acirrada para manter o usuário no seu app, na sua plataforma, no seu universo, conseguir expandir o consumo da sua audiência para dentro é garantia de mais receita, mais tráfego e possivelmente novos usuários.

Por isso é tão importante que donos de IPs e players pensem sempre em ter APs expansíveis através de IPs expansíveis, como por exemplo quando uma editora publica um audiobook ou podcast de um livro, ou quando um player do tamanho do YouTube introduz oficialmente os podcasts no seu universo.

E você, qual suas estratégias de IP e AP?

Palme é um profissional do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos e negócios digitais.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, é head da Estante Virtual, marketplace de livros do Magalu, e também segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade
Leia também
Há algo de mágico em ver a comunidade se materializar fisicamente, depois de tanto tempo se construindo online
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
André Palme discorre sobre o ranking do GPTW voltado para o mercado editorial e a importância de se criar um mercado mais humano, mais saudável e mais preparado para o futuro
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Pioneira nos estudos da Economia Prateada no Brasil e na América Latina acredita que os livros são peças-chave na construção de novos imaginários
Neste episódio, Gustavo Lembert (TAG) e Cassiano Elek Machado (Record) comentam as trajetórias dos seus clubes e o que aprenderam com as experiências
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em 'Engravidei' (Caravana Grupo Editorial)​, Andrea Nunes se lança num mergulho íntimo e corajoso
Nunca fico escrevendo qualquer coisa para ver onde vai dar. Quero contar uma história, sempre tenho um núcleo.
Reinaldo Moraes
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar