Mohsin Hamid abre Feira de Frankfurt para jornalistas
PublishNews, Talita Facchini, 16/08/2022
Escritor paquistanês, autor de 'Como ficar podre de rico na Ásia Emergente' e 'Passagem para o Ocidente', é o convidado deste ano para falar com a imprensa no dia 18/10, véspera da abertura da feira.

Mohsin Hamid | © Jillian Edelstein
Mohsin Hamid | © Jillian Edelstein
A Feira do Livro de Frankfurt (19 a 23/10) divulgou o nome do autor que estará presente na conferência de abertura para a imprensa, marcada para 18 de outubro. O evento antecede a abertura oficial da feira e sempre convida um nome importante que consiga aglutinar conceitos e tendências daquilo que se verá nos dias da feira.

O escolhido este ano foi o paquistanês Mohsin Hamid, autor de Como ficar podre de rico na Ásia Emergente e Passagem para o Ocidente, ambos publicados por aqui pela Companhia das Letras. Em seu novo livro, The last white man, ele esboça um cenário no qual a população branca de uma cidade sem nome muda a cor de sua pele: o protagonista Anders é o primeiro a descobrir uma manhã que sua cor de pele é agora escura. E ele não é o único. Nesse cenário, uma comunidade é confrontada com seus medos e preconceitos de forma surreal.

Nos últimos anos, Frankfurt recebeu em sua conferência para a imprensa nomes como Salman Rushdie (2015), Chimamanda Ngozi Adichie (2018) e a Nobel Olga Tokarczuk (2019). “Convidamos autores e profissionais de publicação para a Conferência de Imprensa que abordam questões sociais prementes. Eles forneceram o que pensar e ampliaram nossa perspectiva", comentou Juergen Boos, diretor da feira.

[16/08/2022 10:00:00]