Editoras brasileiras movimentaram US$ 928 mil em negócios na 74ª Feira de Frankfurt
PublishNews, Redação, 21/11/2022
Maior feira do setor recebeu uma delegação de 21 editoras brasileiras que estabeleceram mais 170 novos contatos comerciais com representantes editoriais de outros países

A Feira do Livro de Frankfurt – considerada a maior e mais importante feira do setor – terminou sua 74ª edição no último mês e rendeu bons resultados para as editoras brasileiras participantes da comitiva organizada pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A delegação brasileira representada por 21 editoras estabeleceu mais 170 novos contatos comerciais com representantes editoriais de outros países, além de US$ 928 mil em novos negócios, somando acordos já fechados para a venda de livros físicos e de direitos autorais e novos contratos a serem acertados nos próximos 12 meses.

Participaram da feira as editoras Ciranda Cultural, Girassol, Telos, Cedic International, Mil Caramiolas, Editora Melhoramentos, Faro Editorial, Clube de Autores, University of São Paulo Press -- Edusp, Callis, Biblioteca do Exército, Editora Rua do Sabão, Rota Imaginária, Todavia, Imeph, Editora Unesp, V&R Editora, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Global Editora, Ozé Editora e Todolivro.

O estande brasileiro na Feira este ano teve o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) por meio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt. Uma sessão de matchmaking apoiada pelo programa Creative SP – fruto de parceria entre a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais – teve a participação de 22 empresas de 18 países, entre eles Egito, África do Sul, Nigéria, Colômbia, Argentina, México, Espanha, Chile, Cuba, Irã, Singapura e Líbano.

“Não poderíamos ter esperado um resultado melhor nesse retorno presencial à maior feira de livros do mundo”, afirma a gerente de relações internacionais da CBL, Fernanda Dantas. “Poder contar com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt e do Creative SP, da Invest SP, foi fundamental para que pudéssemos realizar ações tão incríveis e que, sem dúvidas, ajudaram a atrair a atenção das editoras internacionais para o Brasil”, finaliza.

[21/11/2022 10:00:00]