Um balanço sobre o Papo de Mercado
PublishNews, Talita Facchini, 14/07/2022
Espaço da Bienal de SP dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro teve 56 horas de programação, com 52 mesas e 128 convidados nacionais e internacionais

Dentro da programação da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que encerrou sua 26ª edição no último domingo (10), aconteceu mais uma vez o Papo de Mercado Metabooks, espaço dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro e focadas na troca de experiências.

Este ano, com curadoria do jornalista Leonardo Neto, o espaço reuniu importantes nomes do setor editorial e livreiro e discutiu temas como a internacionalização da literatura brasileira, oportunidades para o setor editorial no Metaverso, metadados, o papel do livro didático, o impacto da transformação digital no ecossistema do livro, o surgimento de novas livrarias, a internacionalização da literatura brasileira, e ainda abrigou a apresentação da Série Histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.

"Nos nove dias de Bienal, quem passou pelo Papo de Mercado MVB teve a chance de vislumbrar um pouco do futuro próximo. Os convidados que passaram pelo palco da arena debateram tendências que ditarão o porvir da nossa indústria. As possibilidades do metaverso e suas implicações nos direitos autorais; as questões da diversidade e o green publishing foram alguns temas que exploramos no espaço. Estou certo de quem acompanhou a programação estrará mais preparado para o que virá por aí", comemora Leonardo.

Ao todo, foram 56 horas de programação, com 52 mesas e um público estimado de 2 mil pessoas. O Papo de Mercado contou ainda com 128 convidados – com nomes internacionais vindos de 11 países: Alemanha, Emirados Árabes Unidos, México, Holanda, Argentina, Suíça, Colômbia, Portugal, França, EUA e UK – sendo 68 homens, 60 mulheres, 22 LGBT e nove pretos.

Como parte do Papo de Mercado, o PublishNews também realizou a sexta edição do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro. Foram dez mesas, com 32 convidados, sendo 22 homens e dez mulheres.

Além da participação do PN, a programação do espaço foi realizada em parceria com a International Publishers Association (IPA), Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) e LC Agência de Comunicação.

As mesas do Papo de Mercado serão publicadas em breve no canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube. As fotos do evento você confere clicando aqui.

Já as mesas do InterLivro se encontram no canal do PN no YouTube.

[14/07/2022 10:00:00]