Publicidade
Publicidade
Você já ouviu um crime?
PublishNews, André Palme, 30/06/2022
Em nova coluna, André Palme fala sobre documentários originais em áudio, às vezes divulgados em várias partes, que fazem sucesso puxados pelo gênero true crime

Este é meu último artigo ainda como diretor geral da Storytel no Brasil e, na semana de minha saída, lançamos um projeto que me orgulha muito, um dos últimos em que estou envolvido, chamado Amazônia Invisível. O conteúdo é um podcast original (a primeira vez que chamamos um conteúdo Original de podcast e não de audiobook) da Storytel, onde Beka Saw Munduruku, uma jovem ativista indígena de 19 anos, que pertence à etnia Munduruku, nos guia por uma floresta ameaçada, onde vivem 28 milhões de brasileiros, a Floresta Amazônica.

Para quem quiser saber mais sobre o projeto, é só acessar o site www.amazoniainvisivel.com.

Este projeto inspira o tema deste meu artigo, primeiro pelo orgulho deste projeto, um trabalho de mais de dois anos, que envolveu times no Brasil e em vários outros países e uma equipe de profissionais que viajou e conheceu in loco muitos dos problemas vividos hoje pela Amazônia brasileira e pelos povos originários; desafios e ameaças que vieram à tona - ainda mais - com a morte recente e trágica do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips.

Mas também porque este tipo de história e de narrativa tem se tornado cada vez mais presente no universo dos conteúdos em áudio, sejam audiobooks ou podcasts. Bom lembrar que áudio documentários e grandes reportagens não nasceram a partir deste projeto, pelo contrário já existem grandes conteúdos criados a um bom tempo lá fora que são pioneiros neste formato… O próprio rádio de algum modo faz conteúdos nesta linha.

Aliás, para quem não sabe ou não se lembra, o conteúdo a que muitos atribuem o boom do podcast é justamente assim. Serial é uma grande reportagem sobre um crime que aconteceu nos EUA e foi tão a fundo que fez a justiça americana reabrir o caso muitos anos depois do final da investigação oficial. Mas estou aqui pra dizer que o Brasil já tem muitos conteúdos incríveis produzidos.

Um ponto onde o áudio leva vantagem na produção de grandes reportagens e documentários é no custo de produção e logística. Por mais que o processo de pré-produção, roteiro, estratégia e captação de conteúdo exija muitos profissionais e equipamentos, a operação é bem mais fácil e menos custosa do que uma produção audiovisual. Já cheguei a ouvir de produtores, que um projeto em áudio chega a custar cinco, às vezes seis vezes mais barato do que um mesmo documentário para ser assistido e não ouvido. Aí você diz: ah, mas se eu for assistir vou conseguir ver o lugar, as pessoas, as cenas e não só imaginar ou ouvir as vozes. Sim, por isso existem recursos como o que usamos no Amazônia Invisível: neste caso um site com imagens e uma série de extras que não são possíveis de existirem no áudio, mas que servem como material complementar ou quase como uma segunda tela (emprestando o conceito do audiovisual) para os consumidores daquele conteúdo.

O áudio permite uma riqueza de detalhes muito grande. Enquanto um documentário em vídeo teria algo em torno de uma hora e meia de duração, duas horas se fosse muito longo, no áudio você pode ter para o mesmo tema um conteúdo de dez horas. Você consegue entregar, de maneira fracionada, muito mais detalhes, informações, descobertas, testemunhas, personagens. Tudo isso em um formato que traz (segundo os próprios ouvintes) muito mais empatia e proximidade entre quem está contando a história e quem está ouvindo. Claro que os livros também permitem muito mais detalhamento que obras audiovisuais, mas tendo a pensar que ouvir esses conteúdos traz uma vivência diferente do que lê-los.

Outra coisa interessante é o nome que estamos usando para definir estes tipos de conteúdo. Como o áudio ainda é uma indústria em construção, existem nomes distintos para conteúdos que em sua grande maioria são semelhantes em categoria, gênero e formato. Alguns chamam de áudio série, outros de áudio doc, grande reportagem, até mesmo audiobook. Mas a verdade é que esses vários nomes são mais uma tentativa de tornar familiar para o ouvinte (principalmente o de primeira viagem) que tipo de conteúdo ou história esperar quando ele der o play.

Como último ponto, antes de indicar alguns conteúdos que na minha humilde opinião são os melhores exemplos no Brasil, vale atentar para uma coisa: muitos destes conteúdos que têm sido produzidos em áudio tem seguido uma tendência de temática que é multiformato, o truecrime. Conteúdos que contam a história, investigam ou mesmo trazem à tona crimes reais, dos mais diversos, cometidos das mais variadas formas. É interessante ver o áudio sendo protagonista de tendências de consumo e não só sendo um formato adicional de algo que já foi criado antes em livros, séries, filmes ou documentários audiovisuais.

Por isso, para mostrar esse protagonismo, quero indicar aqui alguns conteúdos brasileiros, originais em áudio que são exatamente grandes histórias para se ouvir:

Amazônia invisível - Storytel
Os endereços secretos da ditadura - Storytel
Praia dos Ossos - Rádio novelo (várias plataformas)
Caso Evandro - Half Deaf (várias plataformas)
Pistoleiros - GloboPlay

A gente se vê no mês que vem! Espero que até lá você já esteja viciado em algum áudio doc, como eu estou nesse momento pelo podcast incrível do Chico Felitti, A mulher da casa abandonada.

Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo e atua também como empreendedor, consultor, professor e podcaster, além de colunista e palestrante.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A gente tem alguns bons exemplos do poder da comunidade e das interações e todos os aspectos sociais dentro do mundo do livro
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Em novo artigo, André Palme fala sobre o poder e a importância da comunidade e como ter pessoas engajadas com seu conteúdo pode fazer a diferença
Em novo artigo, Palme explica que o acesso global não significa automaticamente consumo global e que é preciso mais do que isso para que um conteúdo faça sucesso em diversos lugares do mundo
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Livro tem que ser passado de mãos em mãos
Elias Francisco
Agricultor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar