Nielsen: Painel de Varejo de Livros mostra desaceleração em maio
PublishNews, Thales de Menezes, 20/06/2022
Volume de vendas cresce 4,27% em relação a 2021, abaixo de índices anteriores, e o aumento de faturamento de 2,06% é cinco vezes menor do que a inflação registrada em 12 meses

Martins Fontes Dr. Vila Nova | © Leonardo Neto
Martins Fontes Dr. Vila Nova | © Leonardo Neto
Agora não há mais um lado bom para ser ressaltado. Os números do quinto Painel do Varejo de Livros do ano apontam um volume de vendas 4,27% inferior ao mesmo período de 2021. O faturamento subiu na comparação com o mesmo painel no ano passado, mas o crescimento de apenas 2,06% é praticamente cinco vezes menor do que a inflação registrada nos 12 meses. Ou seja, o número não representa um aumento real.

Produzida pela Nielsen Bookscan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a pesquisa analisa os dados entre os dias 25 de abril e 22 de maio. A apuração acompanha nessas quatro semanas de intervalo a venda de livros em livrarias, supermercados, sites e lojas de autoatendimento. Foram comercializados 3,98 milhões de exemplares, com faturamento de R$ 169,2 milhões.

Mesmo com esses números que deixam a desejar no quinto painel, o mercado livreiro ainda ostenta um cenário positivo no acumulado do ano. São 22,3 milhões de exemplares vendidos de 1º de janeiro a 22 de maio, número que é 8,18% maior do que o registrado nos primeiros cinco meses de 2021. Em termos de faturamento, o aumento é de 12,35% nesses quase cinco meses, totalizando R$ 996,4 milhões. O índice supera a inflação no mesmo período, apontada em 11,1%.

O problema é que a desaceleração nas vendas avança em ritmo forte, e os resultados poderiam ser muito piores se não fosse o crescimento entre os livros didáticos, de 4,54% em relação a 2021, motivado pelo retorno das aulas presenciais este ano. “Percebemos uma manutenção da tendência de desaceleração ocorrida desde o início do segundo trimestre, com os didáticos apresentando um importante contraponto a desaceleração mais forte de outros segmentos”, analisa Dante Cid, presidente do SNEL.

No faturamento acumulado do ano, há um equilíbrio grande entre as quatro divisões de gênero que a pesquisa contempla. A categoria Infantil, Juvenil e Educacional representa 25,83% do faturado, superando Não Ficção Trade (que inclui os livros Científicos, Técnicos e Profissionais), que atinge 25,44%. Muito próximos estão Ficção, com uma fatia de 24,81%, e Não Ficção Especialista que registra 23,92%. O número de novos ISBNs acumulado no ano continua estável, com aumento de 0,43% em relação ao mesmo período de 2021.

Metodologia

A pesquisa disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento os dados, são enviados online atualizados semanalmente.

O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Clique aqui para baixar o estudo completo.

[20/06/2022 10:00:00]