Clara Alves em dose dupla na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 14/06/2022
Ranking que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil traz agora dois livros da autora de young adult publicada pela Seguinte

Clara Alves | © Divulgação_Seguinte
Clara Alves | © Divulgação_Seguinte
Na Lista Nielsen Publishnews, que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país, os números de março mostraram Clara Alves conseguindo a proeza de desbancar do topo na relação de obras de Ficção o fenômeno Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Júnior, que parecia enraizado no primeiro lugar. Ela chegou lá em cima com Conectadas (Seguinte), romance para adolescentes onde duas amigas se conhecem jogando um dos games mais populares do momento e não se desgrudam mais, pelo menos virtualmente. Até que suas vidas ficam bem confusas, porque uma delas joga com um avatar masculino, e a outra pensa estar fazendo amizade com um menino.

Na lista que apurou os números de abril, Todo arado recuperou a liderança, e agora, com a contagem de maio, segue imbatível. Conectadas está na terceira posição, mas o que surpreende mesmo é o novo romance de Clara já dar as caras na lista, na 13ª posição. Romance real, também lançado pela Seguinte, é um conto de fadas moderno sobre uma garota brasileira que vai morar em Londres e conhece uma menina que tem uma relação misteriosa com a família real. Assim, Clara Alves começa a se configurar como uma versão brasileira dessas autoras estrangeiras campeãs de vendas de romances adolescentes, como Colleen Hoover ou Alice Oseman.

Em novembro passado, Clara participou do Podcast do PublishNews ao lado de Pedro Rhuas. Na ocasião eles falaram sobre o crescimento da literatura LGBTQIAP+, sua importância e ainda o sucesso de suas obras.

O pódio de Ficção é completado por Tudo é rio (Record), de Carla Madeira, em segundo lugar, com a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica e forma um triângulo amoroso com a prostituta Lucy.

Na lista de Não ficção, os dois primeiros lugares não se alteraram. A liderança segue com Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, secundado por O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira. Em terceiro, O poder da cura (Petra), do padre Reginaldo Manzotti, que estava na sétima posição no mês passado.

Daniela Arbex | © Divulgação
Daniela Arbex | © Divulgação
A estreia na lista de Não ficção, na 17ª posição, é uma nova edição de Holocausto brasileiro (Intrínseca), de Daniela Arbex, uma reportagem consagrada que denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no hospital psiquiátrico Colônia, em Minas Gerais. Vale lembrar que, no começo deste ano, a obra foi objeto de polêmica. A autora acusou a Geração Editorial, sua casa anterior e que lançou originalmente o livro, de comercializar suas obras sem autorização. A editora se defendeu afirmando não ter reimpresso nenhuma obra da escritora, e que os livros em estoque eram eventualmente comercializados.

O ranking das editoras da Lista Nielsen PublishNews é liderado pela Companhia das Letras, com 11 títulos. A Planeta vem em segundo lugar, com quatro. Há um empate na terceira posição, Grupo editorial Record e HarperCollins Brasil, com três obras cada.

[14/06/2022 09:50:00]