Publicidade
Publicidade
A nova (e colorida) cara da literatura jovem
PublishNews, Redação, 29/11/2021
Podcast do PublishNews conversou com os autores Clara Alves e Pedro Rhuas sobre o crescimento da literatura LGBTQIAP+, sua importância e ainda o sucesso de suas obras

No episódio da semana passada, o Podcast do PublishNews falou sobre os novos caminhos que estão sendo construídos e trilhados pela literatura Pop e Young Adult.

Nessa semana, nossa equipe se aprofundou um pouco mais no assunto e trouxe para a conversa dois jovens autores brasileiros e que já estão cada vez mais presentes nas listas dos mais vendidos: Clara Alves e Pedro Rhuas.

Clara é autora de Conectadas e Pedro, de Enquanto eu não te encontro, ambos publicados pelo selo Seguinte, do Grupo Companhia das Letras. Em comum – além da mesma editora – as obras têm temática LGBTQIAP+ e trazem para a literatura toda uma comunidade que antes não se via representada nas obras. Além disso, estão presentes na Lista Nielsen PublishNews desde agosto e nas últimas semanas, também garantiram os seus lugares na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews.

“A primeira vez que eu entrei [para a lista dos mais vendidos] eu tive um surto tão grande, porque era algo para mim que parecia muito distante”, contou Clara. “Eu estava batalhando para o livro continuar vendendo, mas não esperava que ia ter esse boom tão grande quanto teve desde o ano passado”, completou.

Para Pedro, o sentimento de ver seu livro dando certo é semelhante. “Foi a sensação de um dever cumprido muito grande, porque um ano antes eu estava lançando material de maneira independente na Amazon. Então saí dessa trajetória quanto autor independente, se descobrindo nesse mercado, para já estar na lista dos mais vendidos. Você perguntou qual é o gostinho, é que nas minhas redes sociais agora eu sou ‘autor best-seller’”, brincou Pedro.

Mas não é somente um bom livro que garante o seu sucesso. Há muito mais coisas envolvidas nesse processo, como por exemplo, o relacionamento com o público e a presença constante nas redes sociais, algo que tanto Clara quanto Pedro fazem muito bem. "Sinto que Clara e eu somos dois nomes que representam como a utilização das redes sociais impactaram todo o sucesso dos nossos livros", disse Pedro. "A gente faz um trabalho muito intenso de estar conversando com os leitores, de abrir esse diálogo, saindo desse lugar de distanciamento para esse lugar de troca e partilha", completou. Ele acredita que essa troca com os leitores é que faz com que as obras continuem tendo impacto no mercado.

Nessa conversa, os dois falaram sobre a importância da representatividade, sobre seus processos de escrita, a relação que mantêm com a editora e sobre seus planos.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Izakaya Issa
Icapuí - Ceará
Contador de História - Spotify
Gay de família, de Felipe Fagundes
Emma, Cobra e a criatura da parede, de Maria Freitas
Shang Chi - Filme Disney+
Tick, tick... boom - Filme Netflix


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
A literatura já é ingrediente indispensável para muita gente no Brasil.
Maria Valéria Rezende
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar