Autora acusa editora de comercializar seus livros sem autorização
PublishNews, Redação, 07/01/2022
Daniela Arbex usou suas redes sociais para acusar a Geração Editorial de seguir vendendo seus livros, cujos direitos hoje estão com a Intrínseca; editora rebate

Daniela Arbex | © Divulgação / Intrínseca
Daniela Arbex | © Divulgação / Intrínseca
A jornalista e escritora Daniela Arbex, autora de obras como Holocausto brasileiro, Cova 312, Os dois mundos de Isabel, Arrastados e Todo dia a mesma noite, hoje publicados pela Intrínseca, alegou que seus livros estão sendo publicados sem autorização pela Geração Editorial, sua ex-editora.

Arbex usou suas redes sociais na última quarta (05) para avisar que “as vendas feitas por terceiros” e não autorizadas por ela “são, portanto, piratas” e que tomou medidas judiciais para coibir abusos.

No post, Arbex acrescenta: “Além de colocarem no mercado livros falhos e desatualizados, editoras piratas não pagam o autor. Por isso, podem colocar o preço de venda abaixo dos praticados no mercado. Essa prática criminosa lesa não só o autor, também prejudica editores que seguem as regras e cumprem suas obrigações, e ainda o próprio consumidor”.

Segundo Bolívar Torres, d’O Globo, o contrato de Arbex com a Geração Editorial terminou em 2018 por divergências em relação a pagamentos de direitos autorais. Ao jornal, Luiz Fernando Emediato, proprietário da Geração, alegou que, desde a rescisão do contrato, as obras não tiveram novas tiragens. “Nosso sistema está aberto para a justiça verificar se imprimimos algum livro dela desde 2018”, disse.

Já o advogado de Arbex, Mauricio Lopes de Oliveira, disse que a verificação será feita pelo perito Juízo, já que uma gráfica intimada pelo Poder Judiciário se pronunciou nos autos declarando ter impresso 50 mil exemplares.

Emediato afirma também que Holocausto brasileiro está esgotado e fora de estoque e que retirou o e-book do mercado, mas que ainda possui exemplares de Cova 312. Segundo o editor, ele tem direitos contratuais de continuar vendendo a obra até o estoque se esgotar e acrescenta: "Daniela Arbex é uma autora experiente e deveria saber que as livrarias fazem consignações e compras dos livros, e ao longo dos anos vai vendendo estas edições. Tem exemplar da Geração do "Holocausto" em livraria? Tem. Se uma livraria comprou 300 livro há três anos atrás e não vendeu, continua lá".

[07/01/2022 10:20:00]